Temporal chegou ao RJ e, na favela da Rocinha, ainda mais

Enfermeira Maria Helena havia acabado de discursar e escreve seu nome no mapa da Rocinha. Foto: Charlie Gomes/ANF

No último sábado, moradores e lideranças da favela da Rocinha foram convidados para uma roda de debate sobre memória, questões climáticas, acesso e direito à moradia no CIEP 303 Ayrton Senna da Silva, escola próxima ao Túnel Zuzu Angel. 

A proposta é uma experiência da Rede Favela Sustentável (RFS) e de sete museus comunitários de memória do Rio de Janeiro. Busca fortalecer a reflexão por meio da conscientização e atividades. O objetivo é construir práticas e apresentações de uma política pública em prol da sociedade-favela.  

Na atividade proposta, um mapa foi exposto na mesa e, conforme cada morador discursava, seu nome era adicionado à localidade onde reside. Foto: Charlie Gomes/ANF

A iniciativa recebeu apoio do Comunidades Catalisadoras (ComCat) tendo três pilares da abordagem para uma favela sustentável: RioOnWatch, Termo Territorial Coletivo e a Rede Favela Sustentável, que é integrada ao programa. 

O idealizador do Museu Sankofa, Antônio Carlos Firmino, apresenta estandarte do antigo bloco carnavalesco da Rocinha. Foto: Charlie Gomes/ANF

Várias horas de atividades

O evento disponibilizou café da manhã e almoço, pois foram 9 horas de atividades no espaço de educação. Elas seguiram um cronograma de temas e dinâmicas com uso de fotografias e objetos que os moradores locais levaram, servindo como base coletiva e troca compartilhada.

A iniciativa foi filmada do início ao fim. O registro será usado num grande projeto que não terminou e sim, começou. Como bem disse Antônio Carlos Firmino, Fundador do Sankofa, “antes tarde do que nunca”, se referindo à demora para tratar de temas essenciais para os moradores.  

O morro inteiro inunda 

Por uma infeliz coincidência, pois o evento discutiu mudanças climáticas, ontem, terça-feira, dia 7 de fevereiro, a chove forte na favela da Rocinha e Vidigal, zona Sul do Rio de Janeiro, criou rios de água vinda do céu.

A Defesa Civil acionou 113 sirenes; 9 na Rocinha e 4 no Vidigal, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. 

Por volta de 21h21 e ainda era possível ouvir o soar da sirene. Vídeo: Charlie Gomes/ANF 

Duas motos são arrastadas por corrente d’água na Estrada da Gávea, próximo da clínica CMIR (Centro de Medicina Integrada da Rocinha). Vídeo: Reprodução/Twitter 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas