Taça Guanabara: semifinais de emoção

Lance da rodada: Luciano fazendo o gol decisivo e garantindo a vaga do Fluminense na final. Créditos: reprodução da internet

Nesse meio de semana, foram realizadas as semifinais da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Esses jogos deveriam ter acontecido no último fim de semana, mas em função da tragédia no centro de treinamento do Flamengo, na sexta-feira passada, onde dez jogadores das categorias de base morreram, eles foram adiados pela Federação e ficaram para quarta e quinta.

Vasco 3×0 Resende – 13/02

Esse jogo foi uma vitória protocolar para o time cruz-maltino. Primeiro do grupo B e com 100% de aproveitamento, o Vasco enfrentou o Resende, o segundo colocado do grupo C e surpresa do primeiro turno. Mas o resultado era tão esperado que o que mais marcou esse jogo foram fatores extracampo. O destaque positivo vai para ambos os times, que entraram em campo com homenagens para os jovens do Flamengo mortos na tragédia. Os vascaínos, grandes rivais do rubro-negro, fizeram um grande gesto que foi muito além do futebol, e botaram uma bandeira do Flamengo em sua camisa de jogo, acompanhada das palavras “em frente, juntos”. O destaque negativo vai para o baixíssimo público observado no Maracanã, que foi de menos de 10 mil pessoas. Isso porque previa-se uma grande tempestade na cidade inteira, e muitos torcedores foram aconselhados a ficar em casa na quarta à noite. Entretanto, na hora do jogo, não choveu uma gota sequer, e quem pagou caro foi o espetáculo. No campo, o favorito dominou a partida toda, o Resende falhou várias vezes na defesa, e Lucas Mineiro, Lucão (contra) e Marrony decretaram a vitória tranquila e o Vasco na final do turno.

Lucas Mineiro, autor do primeiro gol da noite, e a camisa de homenagem do Vasco. Créditos: reprodução da internet

Flamengo 0x1 Fluminense – 14/02

O clássico dessas semifinais teve um clima bem pesado em campo e fora dele. Pelos fatos recentes, foram preparadas várias homenagens, principalmente da torcida rubro-negra. Dessa vez, o Maracanã estava lotado, com mais de 50 mil presentes. Em campo, se viu um jogo nervoso e com forte carga emocional. O juiz não conseguiu controlar muito bem a partida e distribuiu vários cartões amarelos. O Flamengo, mesmo com um time de investimento muito superior ao Fluminense, preferiu jogar com o regulamento e a vantagem do empate, por ter sido o primeiro colocado do grupo C, e pagou caro por isso. O sistema muito defensivo e pouco criativo do técnico Abel Braga sucumbiu para um Fluminense que nunca desistiu e achou seu gol no apagar das luzes. Aos 49 minutos do segundo tempo, em jogada de sucessivos erros flamenguistas, o time tricolor recuperou a bola no ataque e marcou o derradeiro gol com Luciano, decisivo e que tornou o placar irreversível. Mesmo com a grande maioria nas arquibancadas, e motivos para cobrar uma atuação digna de seu time, os rubro-negros apenas ganharam mais um motivo para se entristecer e se revoltar. O Fluminense, que não tinha nada a ver com isso, provou que dinheiro não ganha jogo, e saiu com muita moral e classificado para a final da Taça Guanabara.

Torcida do Flamengo deu um show novamente, mas foi mal retribuída em campo. Créditos: reprodução da internet

Agora viramos nossa atenção para a decisão deste turno, que acontecerá no domingo, dia 17, às 17h, novamente no Maracanã. Vasco e Fluminense reeditam o clássico que já havia acontecido na fase de grupos, quando o Vasco venceu por 1×0. A diferença é que agora vale taça.