Slam das Minas BA comemora 5 anos com eventos, oficinas e lançamento de livro

Batalha de poesia do Slam das Minas BA. Foto: Tamires Allmeida
O aniversário do Slam celebra o lançamento do 1º livro do SDM-BA uma semana após o Dia Nacional do Livro, 29.
Batalha de poesia do Slam das Minas BA. Foto: Tamires Allmeida.

Compondo o Circuito FLIPELÔ (Festa Literária Internacional do Pelourinho), a Arena do SESC Pelourinho, recebe o lançamento do 1º livro do selo literário do Slam das Minas BA, “Ancestralitura – Poemas com Mel e Dendê”. O evento ocorre na sexta-feira, 4 de novembro, às 19h, com show de Cronista do Morro e discotecagem de Dj Bruxa Braba.

“Slam…das Minas”, esse é o grito que antecede todas as poesias das batalhas poéticas de mulheres que compartilham suas vivências através de versos. 

A programação de aniversário deste evento poético teve início em agosto, oferecendo eventos com atrações poéticas e musicais, feiras empreendedoras, oficinas gratuitas de escrita criativa e performance poética, e claro, as batalhas de poesia. O evento de lançamento do livro, sendo portanto, uma grande realização para o selo literário, fecha as ações de comemoração.

“O livro do Slam das Minas surge pela oportunidade de reunir poetas e campeãs que passaram pela trajetória da gente durante esses 5 anos. Desde 2017 a gente constrói isso juntas, de forma independente, então nada mais justo que eternizar tudo isso no 1º livro do nosso selo literário”, compartilha a idealizadora Nega Fya.

Além das tradicionais batalhas de poesia, o projeto ampliou, se tornando também selo literário. O evento presencial lança o livro “Ancestralitura – Poemas com Mel e Dendê”, que tem prefácio feito  pela idealizadora do Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, Dayse Sacramento. E publica as autoras Amanda Rosa, Bruna Silva, Kainná Tawá, Karen Oliveira, Lara Nunes, Ludmila Singa, Fabiana Lima, Neide Vieira, Rool Cerqueira e Vanessa Coelho

O Slam das Minas BA surgiu em 2017, com a proposta de criar um espaço de protagonismo para as mulheres negras e periféricas na literatura através do slam (batalhas de poesia). Desde então, as organizadoras do projeto – Fabiana Lima, Ludmila Singa, Sofia Senne e Tamires Almeida – realizam eventos em diversos espaços da cidade de Salvador, das quais, anualmente é selecionada uma slammer para representar a Bahia no Slam das Minas BR.