Slam CE: campeonato cearense de poesia falada será disputado virtualmente

Slam Ceará terá sua segunda edição realizado pela internet- Crédito:Diego Clementino @ilustrady
Slam Ceará terá sua segunda edição realizado pela internet- Crédito:Diego Clementino @ilustrady

A segunda edição do Slam Ceará, campeonato estadual de poesia falada, começa nesta sexta-feira, 30, e segue até 31 de outubro, sempre às 19h, via Google Meet. Os interessados podem solicitar o link através do Instagram da organização @SlamCeara. A sala será liberada a partir das 18h30.

O slam é uma disputa de poesias faladas autorais com júri popular, semelhante às batalhas de MCs. A competição será dividia em duas categorias, chave A e chave B, no primeiro dia. Também haverá recital de poesia com a participação do público, no momento do palco aberto, nos dois dias de evento. No último dia, acontece a semifinal e final. A gravação do evento será disponibilizada no canal do YouTube da organização.

O campeão da etapa cearense garante uma vaga no Slam BR, campeonato brasileiro de poesia falada, que acontecerá em dezembro deste ano, também de maneira virtual.

Com a produção inteiramente coletiva e independente, o Slam Ceará é uma realização do Coletivo Fora da Métrica, em parceria com outros coletivos, como o Slam da Cumadi, Slam das Pocs, Slam Mandaracu, Slam Entrelinhas, Slam Violeta, Slam da Okupa e Coletivo Ladob.

Os slammers 

Neste ano, o Slam CE contará com a participação de oito poetas/slammers de cinco cidades: Virgínia Oliveira, Flor e Bicha Poética, de Sobral; Débs Caroline, de Massapê; Iven Rodrigues, de Ibiapina; AnaLê, de Crato; e Estrella e Poesia Viva, de Fortaleza.

A cena slam no Ceará

Desde 2017, vários slams ocupam a cena literária cearense, tendo início na cidade de Sobral, com o Slam da Quentura. Atualmente, no estado, existem 11 slams.

“A rede slam no Ceará é a potência do encontro das juventudes dos interiores e da capital do estado que carregam consigo diversos marcadores sociais. É assumir nosso lugar de escuta para ouvir o que esses jovens têm a dizer, o que eles têm escrito, quais são suas urgências”, diz Fran Nascimento, produtora geral do evento em 2020.

Como em todos os slams, o grito de paz é: ‘A poesia alumia e faz poeta respirar! Slam Ceará! Slam Ceará! com licença cidadão que os poetas vão passar! Slam Ceará! Slam Ceará!

Texto colaborativo com Fran Nascimento, produtora do Slam CE.