Sintonia suburbana na Arena Dicró

Foto: Bruno Fochi

“SINTONIA SUBURBANA” ESTREIA NO CIRCUITO ARENAS CULTURAIS DA CIDADE

O primeiro espetáculo do projeto Manguinhos em Cena – sob a coordenação da Companhia do Gesto e Zucca Produções – circula pela Zona Norte, dentro do programa Favela Criativa. Os 27 alunos-atores atuam no palco e na produção

Foto: Bruno Fochi
Foto: Bruno Fochi

Fruto do Manguinhos em Cena, projeto de teatro residente na Biblioteca Parque de Manguinhos e integrante do programa Favela Criativa, o espetáculo “Sintonia Suburbana” passa para uma nova etapa, partindo para o circuito na zona Norte do Rio de Janeiro.  A apresentação a preço popular de  R$ 4 será no  24 de agosto, domingo, às 19h, Arena Dicró, na Penha.

 Com um elenco de 27 atores dirigidos por Luís Igreja, “Sintonia Suburbana” é uma comédia melodramática, baseada em histórias que os alunos levaram para as oficinas do projeto Manguinhos em Cena, inspiradas em situações e pessoas com quem convivem no cotidiano. O texto é assinado pela dramaturga Renata Mizrahi, convidada para o projeto em 2012. Todo o trabalho é fruto de produção coletiva, não só em relação ao texto, mas também ao figurino, ao cenário e a toda a parte técnica. Sem falar que os próprios alunos também se dedicam à captação de recursos, por meio de apoios e editais de fomento à cultura.

A turnê da peça “Sintonia Suburbana”  por arenas, lonas, teatros e outros espaços culturais é uma nova etapa do projeto “Manguinhos em Cena” e que faz parte do processo de trabalho da Companhia do Gesto com o grupo residente.    “É a hora de sair da zona de conforto, conhecer e conquistar novos públicos. É um passo importante para a aprendizagem do grupo. Momento de conviver com todos os desafios de uma produção de teatro. Vai ser o começo de uma nova  história”, explica Luís Igreja, diretor da Companhia do Gesto.

Depois da primeira e bem sucedida temporada em 2012/2013 e a chegada de mais doze participantes,o espetáculo cresceu com o amadurecimento dos atores que frequentam as oficinas do projeto. Eles partiram para novas experiências  para se aprimorarem e souberam aproveitar as oportunidades que foram surgindo, como Evaldo de Andrade que atuou na novela “Joia Rara”, da TV Globo e, na peça, é um dos locutores radialista da rádio Sintonia Suburbana.

A montagem foi fruto de um longo período de cursos, oficinas e um processo teatral intenso. Trabalhando diretamente com Igreja e com os alunos-atores, Renata (autora de “Coisas que a gente não vê”, “Bette Davis e a máquina de Coca-Cola e “Os Sapos”) foi a responsável por dar unidade na criação  de um texto original para os casos de bala perdida, remoções habitacionais, falta de destino e de identidade. “Sintonia Suburbana” é o nome de uma rádio, que apresenta programas como “Casos bizarros da vida normal ou casos normais da vida bizarra” e “Contos picados do dia a dia”, tudo com muito humor, crítica social e diversão.

 Idealizado e coordenado pela Companhia do Gesto e pela Zucca Produções em parceria com a Biblioteca Parque de Manguinhos, o projeto Manguinhos em Cena é um dos laboratórios do PalavraLab das Bibliotecas Parque estaduais e  integra o Programa FAVELA CRIATIVA. Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da própria Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o FAVELA CRIATIVA é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Para acompanhar a agenda e as ações do grupo Manguinhos em Cena é só acessarwww.facebook.com/manguinhosemcena