Silêncio: Iuna Falcão, canta sua trajetória artística entre São Luiz e Salvador

Crédito: Divulgação

A cantora maranhense Iuna Falcão, lançou na última sexta-feira, 14, a canção “Silêncio”, em parceria com Luedji Luna, Helóa e Ricardo Braga. A música faz um resgate as suas raízes trazendo ritmos e sonoridades da sua infância em São Luiz e a sua vinda para Salvador. A canção está já está disponível para pré-save através do link:  https://play.atabaque.biz/Silencio.

Mulher negra, nascida em meio a artistas, Iuna tem na sua história o contato com a música desde sempre.

“Minha trajetória artística é inspirada pelos mais velhos, Maria (minha avó e primeira mulher radialista do Maranhão) e Ciro Falcão (meu tio-avô artista plástico). Nesse cenário, cresci envolvida no universo percussivo maranhense, de onde vem meu estudo etnomusical”, explica a cantora.

Crédito: Lucas Cordeiro

Em “Silêncio”, a artista canta a sua diáspora do Maranhão para a Bahia, representando a sua história com Salvador. “Em Silêncio eu assinei a minha diáspora musical nessa chegada a Salvador envolto no universo maranhense em que eu nasci”, conta.

A composição de Luedi Luna e Helóa, tem a colaboração de Ricardo Braga, levando a percussão baiana nessa mistura. “A música me acompanhou durante toda a vida, mas foi em Salvador que fiz dela meu destino. Salvador entrega muito essa sensação artística de corpo diaspórico. E na música essa negritude se expressa de forma muito genuína e política, como uma espécie de manifesto. Quero mostrar isso nessa canção, através dos vários silêncios”, finaliza Iuna.

Perfil de Iuna

Com 23 anos de idade, desde os oito já experimentava a musicalidade, chegou em Salvador em 2017, canta profissionalmente há 2 anos, lançou o primeiro EP homônimo, produzido por Lucas Cirillo em 2022.

Atualmente cotada para o Festival Novíssimos e com agenda no BONA Casa de Música São Paulo.

Parcerias na música com Lazzo Matumbi, Xenia França, além dos músicos Carlos Bala e Serginho Carvalho, músicos de Djavan.

Principais referências, “Dona Maria” (avó), Djavan, Aline Frazão e Yusan Band.

Ficha técnica

Voz – Iuna Falcão

Produção – Lucas Cirillo e Gerson Silva

Teclado – Gerson Silva

Percussão – Ivanzinho Pacapuco

Percussão Eletrônica – Ricardo Braga

Bateria – Carlos Bala

Baixo – Serginho Carvalho

Programação Eletrônica e Edição – Lucas Cirillo

Mixagem – Frederico Pacheco

Masterização – Maurício Gargel

Produção Executiva – Amanda Pinto

Gravação – Estúdio Gerson

Fotografia – Lucas Cordeiro

Talent – Ana Célia Carvalho

Design – Roderico e Leandro Bevilacqua