Selo editorial dedicado à temática de gênero, raça e classe é lançado no Rio

Lançamento: selo editorial dedicado à temática de gênero, raça e classe. Imagem divulgação

Com o objetivo de impulsionar a publicação de produções literárias e pedagógicas voltadas para a temática de “gênero, raça e classe”, a mandata da deputada estadual Renata Souza (Psol), lança nesta quinta-feira, dia 7, o selo Luísa Mahin. O evento acontece no Clube dos Democráticos, na Lapa, às 18h, gratuito e aberto ao público, e conta com palestras dos autores.

Ana Maria Gonçalves, autora do livro “Um defeito de cor”, que narra a partir da perspectiva de Mahin a escravidão no Brasil, também participa do lançamento do selo.

– O Selo Luísa Mahin é uma importante iniciativa para um processo de formação política com a perspectiva de gênero, raça e classe como eixos centrais para a compreensão da realidade do nosso povo. É um espaço para o diálogo e as polêmicas que incentivem o pensamento crítico. A ideia é produzir livretos de bolso para democratizar o acesso ao debate pedagógico, com uma linguagem dinâmica, sem abrir mão da produção intelectual orgânica – explica a deputada Renata Souza.

O livro “Gênero, raça e classe no Brasil”, primeira obra que recebe o selo Luísa Mahin, é uma construção coletiva, que reúne textos do teólogo Ronilson Pacheco, do jurista e escritor Silvio Almeida, da Doutora em Direito e professora da PUC – RJ, Thula Pires, e da deputada estadual, Renata Souza.

O nome do selo é uma homenagem a Luísa Mahin, ex-escravizada, que participou de todas as revoltas que sacudiram a Bahia nas primeiras décadas do século XIX e o seu filho, Luiz Gama, foi um dos mais importantes intelectuais abolicionistas.