Sebrae está ajudando MEIs do Leste Fluminense a fazer a declaração anual de rendimento

Analistas do Sebrae/RJ em Niterói já estão de plantão para ajudar os microempreendedores individuais a fazerem sua declaração anual de renda. Embora o prazo se encerre apenas em 31 de maio, o coordenador do Sebrae no Leste Fluminense, Américo Diniz, recomenda que os profissionais antecipem sua declaração para evitar correria de última hora. A declaração pode ser feita por conta própria na internet, mas quem preferir procurar o Sebrae, além de receber ajuda para o preenchimento da declaração, poderá fazer, gratuitamente, um plano de desenvolvimento para seu negócio. A partir de uma conversa com os analistas da instituição e do preenchimento de um formulário, os microempreendedores entendem quais as principais fraquezas de seu negócio para aprimorá-las em 2016.

“É início de ano e uma ótima hora para planejar o negócio, caso o empresário não tenha feito isso no fim de 2015. Apesar de ser um ano de crise, estamos tendo exemplos diários de empresas que estão superando os problemas com criatividade e empenho. Organização e planejamento ajudam muito nesse processo”, explicou Diniz.

Quanto à declaração, os MEIs devem declarar o valor do faturamento bruto do ano anterior. Quem não enviar a declaração, poderá pagar multa de R$ 25,00. Além disso, poderá ser chamado para esclarecimentos pela Receita Federal e ainda acabar sendo desenquadrado deste regime tributário. As empresas que persistirem na inadimplência poderão ser enquadradas na dívida ativa e receber cobrança judicial.

A declaração também pode ser realizada por conta própria na internet no site do Portal do Empreendedor, no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br. Basta acessar o menu do MEI e ir em Declaração Anual.

O atendimento presencial é realizado no escritório do Sebrae Niterói (Rua Gen. Andrade Neves 31, Centro), com hora marcada. Para fazer o agendamento e obter outras informações basta ligar para 0800 570 0800. Os microempreendedores que agendarem para fazer a declaração anual, precisam ter em mãos o valor total de faturamento do ano de 2015.

declaração de mei