Saúde volta a divulgar dados completos depois da decisão do Supremo

General Pazuello comanda a guerra ao coronavírus - Foto da internet

O governo federal voltou a divulgar na tarde desta terça-feira, 9, os dados acumulados de mortes e infectados pelo novo coronavírus no boletim diário do Ministério da Saúde, no dia seguinte à determinação do Supremo Tribunal Federal de seguir o procedimento de antes da ocupação militar da pasta. Os dados estão novamente incluídos no site do ministério com informações a respeito da Covid 19: http://www.covid.saude.gov.br.

“Eu acredito que a colocação dos dados como estavam já está colocado no nosso BI (plataforma de Business Inteligence) em uma página onde aparecem os dados exatamente como estavam antes. Então, não vai precisar nem me obrigar a cumprir, já vai ser cumprido imediatamente”, disse o ministro general Eduardo Pazuello durante audiência na Câmara dos Deputados.

Alegando problema técnico, o Ministério da Saúde disse que o boletim do coronavírus seria divulgado excepcionalmente apenas às 22h, ou seja, após o fechamento das edições dos principais jornais diários e dos telejornais da noite. A divulgação às 22 horas se repetiu na sexta-feira, e o boletim daquele dia excluiu pela primeira vez o total de mortos e casos de infecção pelo novo coronavírus registrados desde o início da pandemia.

O ministério também anunciou que iria adotar uma nova metodologia para compilar os dados, tendo como base os números de mortes segunda a data do óbito, e não sua notificação, ao contrário do que faz a maioria dos países.