São João: nada de festa na Bahia

O São João do Nordeste é referência para o Brasil, e na Bahia a tradição junina tem sua parcela importante na cultura popular.

Mas, este ano devido à pandemia do Coronavírus não haverá comemoração em muitas cidades do interior baiano, principalmente naqueles onde os festejos atraem admiradores de várias partes do país e artistas renomados.

Entre as cidades anunciadas do cancelamento da festa estão: Amargosa, Ibicuí e Cruz das Almas. Outros municípios estão aguardando como se dará a evolução do Covid-19 no estado da Bahia.

O que tudo indica é um cancelamento em grande escala dos eventos. O governo do estado e prefeitos estão adotando mesmo discurso da não realização de mega eventos, o que é natural nessa época do ano.

Com isso, as tradicionais quadrilhas juninas, as comidas típicas, os figurinos, fogos de artifício, e todo contexto cultural que permeia o São João da Bahia não terão espaço nem clima de ser comemorados.

Artigo anteriorCovid19 chega a 352 casos e 34 mortes em Pernambuco
Próximo artigoCoelho vem pelo Instagram nesta Páscoa
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.