Salvador: Encontro reúne representantes de movimento sociais e populações tradicionais

Crédito: Reprodução

Entre os dias 10 e 17 deste mês haverá rodas de conversa com indígenas, quilombolas, trabalhadoras domésticas, capoeiristas, ciganos, ribeirinhos, religiões de matiz africana, migrantes e refugiados, culturas periféricas e populares.

A programação conta com a visita de Jibran Patté, indígena do povo Xokleng na cidade de Salvador. Essa visita tem como propósito a concretização de parceiras iniciadas com alguns grupos de pesquisa do IPS-UFBA como Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/grupo/identificacao_grupo.jsf) com os vários segmentos dos movimentos sociais e populações tradicionais.

Também, será um passo na construção da Cátedra Universidade Intercultural Pluriepistêmcia e Multiétnica-Racial, proposta que agrega os vários segmentos dos movimentos sociais e comunidades tradicionais na formalização de um canal de comunicação direta com a administração central desta UFBA.

A referida Cátedra objetiva-se como um espaço institucional com competências de ensino, pesquisa e extensão em diálogo com os movimentos sociais e políticos com destaque para: indígenas, quilombolas, trabalhadoras domésticas, capoeiristas, ciganos, ribeirinhos, religiões de matriz africana, migrantes e refugiados, culturas periféricas e populares no âmbito da soberania dos povos, mantendo uma relação direta com a instituição por meio dos programas e projetos desenvolvidos pelos professores e técnicos administrativos da UFBA.

Essa jornada terá início no dia 10 de outubro numa conversa entre a direção do Instituto de Psicologia e as lideranças indígenas e quilombolas e finalizará no dia 17 de outubro, quando algumas lideranças e professores estarão em uma audiência com o Reitor Paulo Cesar Miguez de Oliveira e a Pró-reitora Cássia Virginia Bastos Maciel de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.

A produção do evento convida comunidade UFBA e a população de forma geral para participarem das seguintes atividades:

Dia 13 de outubro de 2022 das 14:00 às 18:00 – Roda de Conversa – DIREITOS HUMANOS COLETIVOS: A UFBA REFLETINDO SOBRE O ACESSO, PERMANÊNCIA E PÓS-PERMANÊNCIA DA POPULAÇÃO INDÍGENA E QUILOMBOLA NA UNIVERSIDADE . Esse evento acontecerá nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA no auditório do Pavilhão Raul Seixas.

No dia 14 de outubro das 15:00 as 18:30 faremos um encontro virtual no contexto da ACCS- IPSE04 – POPULAÇÕES TRADICIONAIS, IMIGRANTES E DIREITOS HUMANOS com a participação de lideranças de todo Brasil. Este evento será transmitido pelo canal https://www.youtube.com/c/PROGRAMAUNIVERSIDADEMULTICULTURAL

Serão fornecidos certificados para os participantes.
Maiores informações pelos emails – elisabete.pinto@ufba.br, marina.cruz@ufba.br, patriciavalezuc@gmail.com,
Whatsapp- (11)98563-8177