Salvador celebra 473 anos

Crédito: AN Notícias

Neste 29 de março, Salvador completa 473 anos de fundada, em meio à sua beleza arquitetônica a cidade traz um legado cultural com valorosa contribuição dos portugueses, indígenas e sobretudo dos africanos.

Mas devido à pandemia COVID-19, infecção respiratória aguda causada pela Covid-19, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global, a Prefeitura, descartou shows de grande porte, mas promoverá apresentações de Orquestras, além de outros eventos como corridas, torneios de esportes e atividades infantis.

Estruturalmente, Salvador, se baseia em dois níveis, a Cidade Alta, a qual contempla as funções administrativas, residenciais e religiosas; e a Cidade Baixa, com funções comerciais e portuárias.

Salvador, é um local pitoresco, de muitas histórias, sincretismo, tradições e encantos, além de uma gastronomia exótica e variada, considerada a mais peculiar do país. 

A cidade é marcada pelos festejos populares, as festas unem seguidores do candomblé e do catolicismo, os quais estão relacionados aosincretismo religioso.

Enquanto na dança, destacam-se o Samba de Roda, a Roda de Capoeira (dança e luta) e o Ofício dos Mestres de Capoeira, reconhecido pelo UNESCO. E por fim, o Carnaval, considerada a maior festa popular de rua do mundo.

FESTAS POPULARES

Festa de Santa Bárbara, comemorada em 04 de dezembro, une seguidores do candomblé e do catolicismo. Nas praças e mercados do Centro Histórico é servidaa tradicional comida baiana, oCaruru.

Festa da Nossa Senhora da Conceição da Praia, comemorada em 8 de dezembro, é a padroeira da Bahia sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil.  Com a tradicional procissão seguida por Padres, fiéis, seminaristas e a população, acompanhada pelo trio elétrico ao som do coral da Basílica. 

Lavagem do Bonfim, comemorada na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval.

Festa de Iemanjá, comemorada em 2 de fevereiro, adeptos do candomblé, turistas e devotos saúdam a rainha do mar colocando oferendas e pedidos nos balaios, que ficam na Casa do Peso no Bairro do Rio Vermelho. 

Lavagem de Itapuã, comemorada na quinta-feira antes do início do Carnaval de Salvador, a lavagem é feita por baianas que lavam as escadarias da igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

Carnaval de Salvador, acontece seis dias antes da quarta-feira de cinzas ou numa noite de quinta-feira. São várias atrações entre ritmos, estilos e manifestações artísticas que se unem ao som dos trios elétricos, blocos, sambas de rodas e blocos afros, os quais percorrem os circuitos Osmar (Campo Grande/Avenida), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho).

Além disso, as programações se estendem para alguns bairros da cidade com apresentações de fanfarras, bandinhas, bloquinhos e em alguns lugares também tem shows em um palco fixo.

Dessa combinação harmoniosa e expressiva, nasceu a música Baianidade Nagô, composta por Evandro Rodrigues, considerada um dos hits do Carnaval de Salvador, nesse refrão, ele expressou todo o amor pela cidade: “na Avenida Sete, da paz eu sou tiete, na Barra o farol a brilhar, Carnaval na Bahia, oitava maravilha, nunca irei te deixar, Meu amor…!

PONTOS TURÍSTICOS

Salvador, oferece diferentes roteiros atrativos para visitação aos principais pontos turísticos, como as igrejas, as praias, os museus, galerias e gastronomia, os quais são relevantes para desenvolvimento cultural e social. Dentre eles, destacam-se o Largo do Pelourinho, o Elevador Lacerda, osFaróis da Barrae de Itapuã, o Forte São Marcelo, a Lagoa do Abaeté, o Mercado Modelo, dentre outros.

Sobre o acervo religioso a cidade ofereceum conjunto de igrejas históricas, como a Ordem Terceira de São Francisco (uma das mais belas de Salvador), Igreja e Convento de São Francisco, Igreja da Ordem Terceira de são Domingos Gusmão, Catedral Basílica Primacial de Salvador, Nossa Senhora do Rosários dos Pretos e a famosa IgrejaBasílica Nosso Senhor do Bonfim.

Outro ponto turístico encantador pela beleza natural são praias de Salvador. Para curtir o verão, se divertir e relaxar, o litoral baiano oferece várias opções, dentre elas, as praias do Porto da Barra, Buracão, Piatã, Boa Viagem e a famosa praia de Itapuã. Destacando-se, também, a praia do Forte, um paraíso, situada no litoral norte da Bahia, ponto turístico importante de lazer e entretimento.

Os Museus em Salvador contam com acervo patrimonial importante na preservação das histórias de um povo, promovendo educação, desenvolvimento social e o respeito à diversidade cultural. Dentre eles destacam-se, o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Museu Afro Brasileiro, o Palacete das Artes, Museu de Arte Sacra, Memorial das Baianas, casa do Rio vermelho e Museu Tempostal e outros importantes.

Restaurantes

Salvador, oferece uma culinária exótica, a gastronomia local herdou influência das culturas indígena, portuguesa e especialmente africana. Na base do seu tempero estão presentes, o azeite de dendê, a castanha de caju, o amendoim, o leite de coco e a pimenta.

Os pratos tradicionais incluem caruru, vatapá, acarajé, bobó de camarão, moqueca baiana, arroz de hacuá, abará, dentre outros.

Dessas iguarias, o acarajé é o mais famoso, feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê, o quitute é vendido nos tabuleiros das baianas de acarajé, encontrado nos pontos turísticos da cidade. 

Não esquecendo, do bolinho de estudante, tido como uma iguaria doce, feito a partir da tapioca granulada, coco ralado, e frito, passado no açúcar e canela.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas