Salão Carioca do Livro começa no Dia da Consciência Negra

Fachada Biblioteca Parque Estadual, Centro do Rio. Imagem: Divulgação.

Começa amanhã a 3ª edição da LER – Salão Carioca do Livro, um evento criado para elevar a paixão pela leitura desde a infância até a fase adulta. O encontro acontece na Biblioteca Parque Estadual e no Campo de Santana, Centro do Rio, e é 100% interativo, gratuito e aberto ao público. E evento 2019 tem abertura no Dia da Consciência Negra e traz uma programação voltada para o debate acerca da representatividade da cultura afro-brasileira.

Até o domingo, dia 24, o público tem acesso totalmente gratuito a oficinas, conversas, saraus, contação de histórias, intervenções poéticas, peças teatrais, exposições, homenagens e bate-papos com renomados autores.  Dos quadrinhos à poesia; dos manuscritos aos digitais; dos clássicos às publicações de vanguarda.

No dia da abertura, na mesa Identidade e Liberdade, o público poderá conferir uma conversa entre a jornalista Flávia Oliveira, a historiadora Giovana Xavier e Luana Genot, fundadora do Instituto Identidades do Brasil e mestra em Relações Étnico-Raciais. Um destaque do dia é a Oficina Escritas Negras: Ancestralidade, Memória e Autoconhecimento, com Carolina Rocha, Anielle Franco, Dandara Barbosa e Janete Santos Ribeiro, além da contação de histórias “Pretinhas Leitoras”, para o público infanto-juvenil.

Outro grande destaque na programação de estreia é a curadoria do jornalista e escritor Tom Farias, que traz ao evento o projeto “Afro-brasileiros Reais”, abordando o esquecimento e embranquecimento de autoras e autores negros por parte da história brasileira. Segundo Tom, um dos maiores exemplos de autores embranquiçados pela história é Machado de Assis, que será homenageado com a montagem teatral do conto “O Menino é o pai do homem”.

O evento é um encontro sobre livros e ideias para todos, com entrada franca e uma programação repleta de atividades interativas, para que cada visitante sinta-se parte integrante da experiência que é a LER. Entre os dias 20 e 24 de novembro, haverá uma programação repleta de atividades – oficinas, debates, saraus, contações de histórias, exposições, shows e atividades multiculturais – para todas as idades.

Confira a programação completa em: https://www.lersalaocarioca.com.br/