Rolé Carioca convida a um mergulho no conhecimento em visita ao Museu Histórico Nacional

Crédito: Divulgação

No dia 27 de outubro, domingo, acontece mais uma edição do Rolé Carioca, um projeto que convida a fazer turismo em casa. Dessa vez, a proposta é uma volta ao passado, fazendo um mergulho no conhecimento e na história da nossa sociedade, com visita guiada por professores ao Museu Histórico Nacional. O passeio acontece a partir das 13h30.

Gratuito e aberto ao público, o passeio será conduzido pelo Coordenador Nacional do Curso de História da Estácio, Rodrigo Rainha, e pelo historiador William Martins. Durante aproximadamente três horas, os visitantes poderão apreciar objetos, roupas, uniformes, moedas, selos, medalhas, brinquedos, joias, armas, obras de arte, livros, manuscritos, documentos, aquarelas, ilustrações, fotografias, entre outros, e conhecer uma pouco mais sobre a história da nossa cidade e do nosso país. O Museu Histórico Nacional é localizado na Praça Marechal Âncora, s/nº, no Centro da capital.

As mais de 250 mil peças que contam a história do Rio de Janeiro e do Brasil fazem parte do acervo da instituição, que foi criada como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil, em 1922. A edificação do Museu é uma atração à parte. Originalmente, o conjunto arquitetônico que hoje abriga o Museu foi uma fortaleza construída em 1603 e que, ao longo do tempo, foi ganhando novos prédios: a Prisão do Calabouço (1693), destinada ao castigo de escravos; a Casa do Trem (1762), para a guarda de armas e munições; o Arsenal de Guerra (1764) e o quartel para abrigar as tropas militares (1835).

Para Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do Rolé, “explorar a cidade a pé é uma das principais formas de conhecer suas nuances e desenvolver o senso de pertencimento ao território. É uma experiência que desvenda histórias e memórias e reforça o imaginário coletivo acerca da cidade e seus símbolos”, diz.

 

O Rolé Carioca

Anunciado recentemente como único do Rio contemplado com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Rolé Carioca foi reconhecido por sua relevância em defesa do patrimônio histórico e cultural da cidade

O projeto se encontra em sua 7ª edição, já visitou diferentes lugares que reuniram mais de 18 mil pessoas, percorrendo mais de 200 quilômetros pelas ruas do Rio de Janeiro desde 2013. Através do portal www.rolecarioca.com.br é possível ver informações, curiosidades e dados históricos sobre todos os roteiros já realizados.

 

SERVIÇO:

Rolé Carioca – Museu Histórico Nacional

Data: 27 de outubro (domingo)

Horário: 13h30

Local: Museu Histórico Nacional – endereço – Praça Marechal Âncora s/nº , no Centro do Rio

Ponto de encontro: Em frente ao museu

Gratuito – Não é necessário fazer inscrição

Duração: aproximadamente 3 horas

Site: http://www.rolecarioca.com.br