Rock in Rio recebe avaliação de excelência 9,4 em acessibilidade

Acessibilidade no Rock In Rio. (Foto: Divulgação).

Juntos os sonhos acontecem”. Esse é o lema do Rock in Rio para engajar, mobilizar e convocar o público a participar de ações em prol de um futuro melhor. O maior festival de música e entretenimento do mundo tem um histórico de campanhas com um olhar voltado para a causa e este ano convida o público a participar desta jornada.

Entre as ações está a força-tarefa de reciclagem de resíduos e 4,5 milhões de copos plásticos, além das embalagens de plástico e papel, que serão recicladas pela Suzano. O leilão de 30 guitarras e itens das bandas que terão seus valores revertidos para o Ação da Cidadania e Amazonia Live, compensação da pegada carbônica e certificação na norma ISO 20121 também fazem parte do compromisso do festival.

A construção de um mundo melhor demanda que todos estejam juntos, por isso, a organização investiu em diversos recursos que garantem total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Plano de rotas, plataformas e interatividade, são algumas das ações que possibilitam o máximo aproveitamento de cada atração. Tudo isso, somado ao compromisso do Rock in Rio de oferecer a melhor experiência aos fãs, rendeu ao festival nota 9.4, em pesquisa presencial conduzida pelo instituto GFK.

No Palco Mundo, um dos artistas mais esperados desta edição, Justin Bieber, se apresentou como headliner para a alegria dos fãs, que esgotaram os ingressos em apenas 12 minutos e chegaram cedo à Cidade do Rock. Antes dele, foi a vez de Demi Lovato empolgar a plateia com sua superbanda formada apenas por mulheres, marca da nova fase roqueira de sua carreira. No segundo show do palco, Iza abriu a apresentação em meio a plateia com figurinos dignos de uma diva do pop e muita música. Na abertura do Palco Mundo, Jota Quest embalou a plateia com um repertório repleto de sucessos da carreira. No Sunset, Gilberto Gil recebeu a neta, Flora Gil, destaque da noite, em um show em homenagem aos seus 80 anos.

 

Cidade do Rock adaptada para pessoas com deficiência promove inclusão no festival

O Rock in Rio vem investindo cada vez mais em diversos recursos que garantem total acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD). Plano de rotas, plataformas e interatividade, são algumas das ações que possibilitam o máximo aproveitamento de cada atração da Cidade do Rock. São diversos serviços gratuitos, como empréstimos de cadeiras de rodas manuais e motorizadas; manutenção e reparos de cadeiras de rodas e em órtese e próteses ortopédicas; acesso às plataformas elevadas melhor visualização dos shows nos Palcos Mundo e Sunset, traslados gratuitos em vans acessíveis, que saem do Shopping Metropolitano em direção ao estacionamento PCD do festival.

“Todos os estandes das marcas da Cidade do Rock possuem balcões rebaixados e rampa de acesso para acessibilidade, além de 20 banheiros adaptados. Outra experiência muito bacana é o serviço chamado ‘Sinta o Som’: serviço para deficientes auditivos que sentem a vibração do som com intérpretes de libras”, comenta Thiago Amaral, coordenador de acessibilidade do Rock in Rio.

Para o público, as ações de acessibilidade tornam inesquecível a experiência do festival. Caio Dias, de Petrópolis, veio ao festival com a namorada Beatriz Fernandes que é cadeirante e os dois aproveitaram o show de Matuê direto de uma plataforma elevada em frente ao palco Sunset. “Gostamos muito das rampas de acesso da Cidade do Rock e daqui deste local. É bem alto e nós não ficamos preocupados com a cadeira de rodas dele”, disse Caio.   No Supernova, a cadeirante Gabriela Baruki, de 24 anos, realizou o sonho de assistir, pela primeira vez, ao show da banda Cone Crew Diretoria, que ela é fã desde 2010, e ainda conhecer os ídolos ao final da apresentação. “Não acredito que meu sonho virou realidade. Estou emocionada porque, além de ter assistido ao show pela primeira vez, também nunca tinha vindo ao Rock in Rio! Amei, obrigada, galera do Supernova!”, agradeceu.

A inclusão do festival passa também pelos produtos oficiais. Nesta edição, uma camiseta com a estampa em libras, criada por um aluno do curso de Design de Moda do Rio de Janeiro da Estácio, pode ser adquirida nas lojas da Cidade do Rock.

Festival tem campanha de gestão de resíduos na Cidade do Rock

A ajuda e apoio do público é muito importante para a diminuição e correto descarte de resíduos produzidos durante o festival. O Rock in Rio conta com diversos pontos com lixeiras para reciclados – como copos, embalagens não muito sujas, papéis, entre outros – e lixeiras de não reciclados, que são embalagens sujas ou resíduos orgânicos. Dessa forma, em uma grande corrente do “Juntos o Sonho Acontece”, o público descarta corretamente, o Rock in Rio faz toda a separação e envio para reciclagem, e assim descarta da forma correta os resíduos gerados no festival. Para aumentar o sucesso desta ação, o Rock in Rio tem um plano de redução de resíduos que passa por uma avaliação criteriosa dos brindes, proibição de distribuição de flyers e de embalagens primárias, proibição de construção na cidade do rock, reutilização de materiais e estruturas e doação de materiais no fim do evento para ONG, escolas e outras entidades.

Rock in Rio recebe avaliação do público no segundo dia de festival, 9.4 

O segundo dia de Rock in Rio recebeu 9.4 como nota geral do público para a experiência na Cidade do Rock, em pesquisa presencial conduzida pelo instituto GFK. “Esta nota é um grande reconhecimento do público à qualidade da entrega do festival. Estamos trabalhando para promover a melhor experiência para o público, na maior e melhor edição do Rock in Rio de todos os tempos”, afirma Luis Justo, CEO do Rock in Rio. A GFK, consultoria líder de inteligência de consumidor e mercado, é responsável por medir durante os sete dias de shows como está o sentimento das pessoas em relação às ativações e infraestrutura tanto do Rock in Rio como de alguns dos patrocinadores que marcam presença na Cidade do Rock.

Balanço dos Transportes

O Primeira Classe transportou nesse primeiro final de semana mais de 55 mil pessoas. Uma operação que envolveu mais de 600 ônibus por dia, chegando num total de 1350 viagens programadas.

Rock Express transportou nesse primeiro final de semana mais de 150 mil pessoas, em viagens circulares de ida e volta dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada para a Cidade do Rock (terminal centro olímpico). A operação contou com mais de 120 ônibus tipo Padron e Articulados e utilizou a calha do BRT, tornando-se o transporte mais rápido para se chegar à Cidade do Rock.

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