Mulheres em Evidência desfilam na passarela da Rocinha

Advogada, Alessandra Santos é premiada, por suas campanhas e ações em prol das mulheres e meninas. Crédito: Charlie Gomes/ANF
Mulheres onde querem e se permitem chegar

Na favela da Rocinha, o Instituto da Mulher em parceria com a organização Mulheres em Evidência promoveu o primeiro desfile na passarela, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que dá acesso a favela. O evento aconteceu na quadra do Complexo Esportivo da Rocinha. 

Um tapete vermelho de TNT (tecido não tecido) foi estendido, 15 mulheres da favela Rocinha, de várias idades, desfilarem sua imponência e elegância, desfilarem.

O objetivo do evento foi mostrar que o espaço das mulheres é onde elas quiserem e se permitirem chegar, do chão à passarela e da vulnerabilidade à evidência, sediado na quadra do Complexo Esportivo da Rocinha. 

Sorteio e doações de brindes

Teve entrega de troféus, canecas, prêmio em dinheiro (apoio do Instituto Niemeyer) e certificado de reconhecimento para as personalidades femininas que fazem diferença na favela. 

Entre tanto desafios, as mulheres que desfilaram, já superaram depressão, idade, timidez, vários exemplos de superação. 

Lá vem ela, é Maria esbanjando um olhar de alegria. Pois venceu de uma doença, chamada depressão. Foto: Charlie Gomes/ANF

O glamour da responsabilidade 

Viviane Maria das Graças dos Santos, mulher preta de 41 anos, cabelo crespo, formada em Direito, popularmente conhecida como Gracinha, é a responsável pelo evento.

Gracinha é a idealizadora do projeto Mulheres Em Evidência, criado para ajudar outras mulheres, atualmente 140 mulheres são atendidas diretamente e inúmeras outras indiretamente, incluindo moradoras do Rio de Janeiro e São Paulo. 

“O projeto ele é nacional, temos mulheres de vários estados, um grupo de 150 mulheres no Brasil e Angola. Esse primeiro desfile foi uma realização e uma prova de tudo que sonhamos por mais impossível que pareça basta somente buscar e acreditar que acontece!

Para os próximos anos é potencializar mais esse projeto, meu sonho é ver mais mudança nas vidas das mulheres, elas conseguindo se realizar, umas em empregos melhores e outras vencendo os vícios, pois vejo que posso muito e conseguir isso com mais apoio, pois sem ajuda nenhuma eu já consigo um pouco, imagine com mais apoio, afirma Gracinha.

Na Rocinha o projeto desenvolveu encontros mensais com palestras e dinâmicas  o que Gracinha  mais destaca nos encontros é que uma não largue a outra.

Temos que nos unir, o mais bonito e o que me impulsiona é ver que isso está sendo possível, quando acaba um botijão de gás ou falta algo para alguma mulher nos juntamos e uma ajuda a outra é assim que Gracinha define os encontros.

Mesmo quem tem menos, ajuda com o pouco que tem, nisso vejo como vale a pena todo meu esforço.” – Conta Viviane 

Uma das mulheres que receberam esse certificado de reconhecimento, podemos citar duas moradoras da Rocinha. Graduada em pedagogia, articuladora social comunitária e Coordenadora Pedagógica, Maria Consuelo. E a Fabiana Rodrigues, blogueira e fundadora da página, Rocinha em Foco. 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas