Rio Grande do Norte inicia 3ª fase de reabertura mesmo com risco de nova da Covid

Shopping, em Natal, Rio Grande do Norte - Divulgação

Em decreto divulgado nesta quarta-feira, 5, fica autorizado o funcionamento de academias e shoppings, desde que obedeçam os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades de saúde, e que serão fiscalizados pela secretaria de saúde local. Bares e restaurantes com mais de 300 metros quadrados, box de crossfit e estúdios de pilates só poderão funcionar com o uso de ar condicionado, uma das recomendações nas medidas de segurança, que também torna obrigatório o uso de máscara nesses locais, a disponibilização de álcool em gel para os clientes e o distanciamento social.

Essa é a etapa 2 da terceira fase de retomada da economia no estado, que foi autorizada depois depois de ser adiada, inicialmente a previsão era 29 de julho, adiado pelo Comitê Cientifico que monitora os índices de infectados no estado. No início de julho o Rio Grande do Norte pôs em prática a primeira fase de retomada.

O estado tem registrados 52.566 casos confirmados de Covid-19, com 1.926 mortes. Dados do último boletim de saúde divulgado nesta terça-feira, 4. A retomada das atividades econômicas é autorizada mesmo sem uma diminuição significativa dos casos no estado. Há um risco de uma nova onda da Covid-19 já que a taxa de transmissibilidade está acima de 2 em quase metade das cidades. Na região metropolitana de Natal, tem município com taxa em 5. Em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um infectado tem potencial para transmitir o vírus para 5 pessoas. No dia 20 de julho a taxa era de 0.78. O ideal, segundo a Sesap, é que fique abaixo de 1.

A alta taxa de transmissão pode ser explicada por três motivos: a reabertura precoce do comércio, as aglomerações em filas, em agências bancárias, o grande fluxo de pessoas no Aeroporto Internacional do estado Desde o dia 11 de julho, a média móvel de mortes no Rio Grande do Norte apresentava queda.