Rio de Paz: faixa na praia de Copacabana lembra assassinato de PM na Rocinha

Uma faixa em protesto à morte do soldado da PM Diego Bruno Barbosa Henriques, de 25 anos, foi estendida na praia de Copacabana, zona sul do Rio, na manhã deste sábado (15). O policial foi baleado no rosto durante um patrulhamento de rotina na favela da Roxinha, também na zona sul, quinta-feira (13).

A comunidade, que foi ocupada pelas forças de segurança em novembro do ano passado, receberá uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na próxima semana. A faixa da ONG Rio de Paz trazia o nome do PM e a frase “Ele tombou pelo sonho da pacificação”.

Na madrugada deste sábado, outro policial militar foi assassinado, desta vez na Baixada Fluminense: o 2° sargento Luiz Alberto Tavares Sampaio foi baleado perto de casa, em São João de Meriti, logo após ser homenageado por bons serviços prestados à corporação.

Operação na Rocinha

Cerca de 40 policiais da DH (Divisão de Homicídios) realizam desde a manhã deste sábado uma operação na Rocinha em busca dos suspeitos de assassinar o PM.

Os policiais tentam cumprir dois mandados de prisão e outros dois de busca e apreensão no morro. Até 11h não havia informações sobre tiroteios, presos ou apreensões. Na sexta-feira (15), um suspeito de participar da morte do soldado já havia sido detido pela PM.

Cabral comenta morte de PM

Pelo twitter, o governador Sérgio Cabral comentou a morte do PM na Rocinha. “O ataque de ontem na Rocinha é mais uma ação desesperada dos marginais. A diferença é que até dois anos atrás a polícia era invasora. Agora, o bandido é o invasor”.

Foi a segunda morte de policiais durante o processo de ocupação da Rocinha. No dia 4 de abril, o cabo do Batalhão de Choque Rodrigo Alves Cavalcanti, de 33 anos, foi morto durante um patrulhamento. Na ocasião, um suspeito foi preso.

Em julho, o assassinato de uma policial militar em outra comunidade pacificada, no complexo do Alemão, causou comoção e mobilizou as forças de segurança do Rio. A soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, foi baleada em um ataque de bandidos perto da sede da UPP Nova Brasília.

Fonte: Portal R7