Rio de Janeiro e suas décadas de descaso com as chuvas

Chuva no Rio causa impactos negativos há décadas. Créditos: reprodução da internet.

Depois do grande temporal de 1966, que derrubou um prédio de 12 andares em Laranjeiras e varias casas em Santa Teresa, o governo implementou estudos em muitas encostas, através do Instituto de Geotécnica.

Depois de um temporal em 1966, vários prédios foram ao chão em Laranjeiras e muitas casas também desabaram em. Santa Teresa. Créditos: reprodução da internet.

Ainda hoje vêem-se obras em pedras e morros que confirmam a boa fama mundial da Geotécnica carioca. Faz tempo que o instituto perdeu status administrativo, virou Geo Rio e nem se fala mais nele. Quando ocorrem chuvas fortes, a atenção se volta para a Defesa Civil e os bombeiros.

Perto do shopping Rio Sul, na Zona Sul do Rio de Janeiro, um táxi foi soterrado durante temporal. Créditos: reprodução da internet.

A encosta de onde a água derrubou a terra, pedras e vegetação sobre o táxi, na via atrás do Rio Sul, é uma das ameaças constantes. Os bombeiros buscam sobreviventes, a imprensa segue os trabalhos e nós ficamos com o coração apertado do lado de cá do vídeo, na impotência cidadã que caracteriza o Rio de Janeiro e o Brasil.