Reunião técnica sobre saúde na periferia foi realizada na Sede da ANF

Crédito: ANF

O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 25, no Bairro da Paz, onde fica localizada a sede da ANF, em Salvador.

A reunião teve o objetivo de escutar as demandas da população local sobre o serviço de saúde, além de entender as dificuldades dos profissionais de saúde e criar estratégias para cobrar soluções das gestões públicas.

Foi realizada uma caminhada no bairro e visitas em algumas organizações sociais que atual no local.

De acordo com Cláudia Correia, Jornalista e colaboradora da ANF, o encontro “foi muito produtivo, deu para identificar as prioridades do bairro. Reforço que o controle social das políticas públicas é essencial. A assistência de qualidade ultrapassa o “espírito humanitário”, a Ética profissional ou a boa vontade dos trabalhadores, todos indispensáveis. Requer que o DEVER do Estado, sustentado financeira e politicamente pela população, seja cumprido. Isso exige orçamento, planejamento, monitoramento, processos administrativos, sistemas de controle estatístico e eletrônico além de Recursos Humanos suficientes e bem treinados. Lutamos por direitos sociais, incluindo condições dignas de trabalho para todos os agentes que executam os serviços públicos. A população deve ser atendida no seu território de referência, salvo em casos de emergência, calamidades, é lá que tem identidade, pertencimento e história”.

Estiveram presentes representantes do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia, membros da sociedade civil e moradores locais, Conselho de Moradores e Fórum de Entidades do Bairro da Paz, Fiocruz Bahia, Cidacs-  Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde e Fiocruz Rio de Janeiro, Gerente da Unidade de Saúde e profissionais de saúde, FIEP- Faculdade Internacional da Evolução Profissional, especializada em saúde visual, colaboradores e o editor da ANF- Região Norte/Nordeste.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

Artigo anteriorSecretaria de Periferias será coordenada por militante do MTST
Próximo artigoLuna Vitrolira: poesia, música e performance no Recife
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.