Rema Maré realiza a 1ª semana de saúde mental na Maré

Iniciativa busca conscientizar os moradores de favelas sobre o assunto, além de estudar os impactos da violência armada na sua saúde mental.

foto:divulgação

A Favela da Maré vai receber sua primeira campanha de saúde mental. O projeto busca trazer mais clareza no que diz respeito às inúmeras causas de doenças mentais, que podem estar relacionadas as relações sociais, sentimentos, satisfação com a vida, frustrações, medo, entre outro.

Em um território que vive constantemente sobre o estado de alerta, onde casas são alvejadas, aulas são interrompidas, e as pessoas tem de lidar com estresse do cotidiano e das dificuldades financeiras; a saúde mental se mostra não apenas como um direito de todos, mas como uma necessidade, para que estas e outras questões possam ser olhadas e cuidadas.

Para compreender de forma mais profunda, sobretudo os impactos da violência armada na saúde mental de moradores de favelas, a pesquisa ‘Construindo Pontes’ e a campanha ‘Rema Maré’ buscam promover o debate sobre a saúde mental e a importância do acesso a esse direito.

Essa é uma iniciativa inédita sobre o tema, fruto de uma parceria entre a Redes da Maré, a organização britânica People’s Palace Projects, a UFRJ e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Juntas, pretendem apoiar a comunidade a ter acesso à saúde mental, além de conscientizar a todos os moradores de favelas no Brasil sobre a importância de não naturalizar o medo.

O estudo será lançado no dia 19 de agosto, e trará dados, reflexões, intervenções e muitas programações artísticas. Acompanhe nas redes da Maré no Instagram, Facebook e Twitter.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas