Regularização fundiária nas Favelas

Créditos - Reprodução da Internet

Seminário debate sobre a regularização fundiária nas favelas do Rio

Com palestra do economista peruano Hernando de Soto Polar, encontro discutirá desafios, oportunidades e impactos da medida nas comunidades

 A legalização de pequenos negócios informais nas comunidades brasileiras é o tema do seminário Regularização Fundiária, realizado pelo Sebrae e o jornal O Globo. Na terça-feira, dia 18 de setembro, das 9h às 13h, o evento recebe no auditório do Globo grandes nomes do setor como o economista peruano Hernando de Soto Polar, referência internacional sobre a temática da regularização fundiária, autor do best-seller “O Mistério do Capital” e presidente do Instituto del Libertad y Democracia, considerado um dos institutos mais importantes do mundo pela revista The Economist.

 Para debater os desafios e oportunidades da regularização fundiária urbana, o seminário, mediado pelo jornalista Roberto D´Avila, terá participação de Francisco Filomeno de Abreu Neto, gerente do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades; Paulo Antunes de Siqueira, Vice-Presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal; Luiz Cláudio Vieira, Diretor de Regularização Fundiária – ITERJ; Samuel Rossilho, Secretário de Habitação da Prefeitura de Campinas /SP; Marcelo Neri, Diretor da FGV Social – FGV/RJ; Renato Góes, advogado e consultor especialista em Regularização Fundiária Urbana – SECOVI/SP e Jailson de Souza – Observatório de Favelas.

 A palestra principal será com o economista peruano, Hernando de Soto sobre regularização fundiária e desenvolvimento econômico. O especialista destacará, por exemplo, que o direito de propriedade em todo o mundo permitiu que milhões de pessoas escapassem da pobreza.

 No seminário também haverá o lançamento do projeto do Sebrae “Comunidade Faz Negócio”. Seu objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico territorial através do estímulo a geração de trabalho e renda, por meio de atividades empreendedoras em comunidades localizadas nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita e São João de Meriti. A expectativa é que alcance 10 mil empreendedores nas regiões selecionadas. Participação do empresário Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, que, em parceria com o Sebrae, criará o Espaço Favela, para a próxima edição do festival.

Desde 2012 o Sebrae Rio desenvolve metodologia específica de atuação com os empreendedores da base da pirâmide. Ao longo desses seis anos foram realizados cerca de 30 mil atendimentos nas comunidades cariocas. Além de formalizar negócios, a instituição fomenta o empreendedorismo e fortalece os pequenos negócios em territórios vulneráveis.

 

PROGRAMAÇÃO *Sujeita a alteração

9h Abertura

9h30 – 10h45 Desafios e oportunidades da Regularização Fundiária Urbana

Mediador: Roberto D’Avila

Palestrantes:

Francisco Filomeno de Abreu Neto – Gerente do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos – Ministério das Cidades

Paulo Antunes de Siqueira – Vice-Presidente de Habitação – Caixa Econômica Federal

Luiz Cláudio Vieira – Diretor de Regularização Fundiária – ITERJ

Samuel Rossilho – Secretário de Habitação – Prefeitura de Campinas /SP

Marcelo Neri – Diretor da FGV Social – FGV/RJ

Renato Góes – Advogado e consultor especialista em Regularização Fundiária Urbana – SECOVI/SP

Jailson de Souza – Observatório de Favelas

 

10h45 – 12h05 Palestra Regularização Fundiária e Desenvolvimento Econômico

Palestrante:

Hernando de Soto – economista peruano, reconhecido pela revista Time como um dos 5 líderes inovadores do século e pela Forbes como um dos 15 líderes que irá “inventar o futuro”.

 

12h05-12h30      Lançamento Comunidade faz Negócio

Participação Roberto Medina – Rock’in Rio

 

SERVIÇO – Seminário Regularização Fundiária

Data: Terça-feira, 18 de setembro de 2018

Horário: Das 9h às 13h

Local: Auditório jornal O Globo – Rua Marques de Pombal, 25, Cidade Nova