Rede Periferia Brasileira de Letras seleciona coletivos literários de favelas e periferias

Crédito: Rede Periferia Brasileira de Letras

O projeto Periferia Brasileira de Letras visa criar uma rede de coletivos literários de favelas e periferias em 9 capitais brasileiras para reivindicação de políticas públicas no campo da leitura, livro e literatura adequadas às demandas por direitos dos seus territórios.

As iniciativas precisam estar nos território de favela ou periferia nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Brasília, Natal, Recife, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro.

Os coletivos literários de favelas e periferias vão participar de encontros virtuais divididos em três etapas. Cada representante dos coletivos selecionados receberá bolsa de estudos mensal no valor de R$1.000,00 (um mil reais) durante os quatro meses do curso.

O primeiro ato do projeto são as inscrições gratuitas, que seguem até dia 18 de fevereiro, através do site http://periferiabrasileiradeletras.org/inscricao/.

Crédito: Rede Periferia Brasileira de Letras

Etapas do curso

 1)Curso para a rede PBL ampliar sua participação na construção de políticas públicas sobre o livro, leitura e literatura para territórios periféricos;

2) Produção de um documentário que registre a experiência dos coletivos e que registre a diversidade literária produzida em diversas regiões do Brasil;

3) Criação de um Fórum e a construção de uma agenda coletiva de articulação política e cultural da rede Periferia Brasileira de Letras para 2022.

Critérios para inscrição

Para se inscrever, o coletivo e/ou grupo, formalizado ou não, deve ter no mínimo um ano de atuação na área da leitura, livro e literatura, ter um portfólio com imagens postadas em redes sociais de eventos realizados, publicações e/ou calendário de atividades regulares.

Apenas uma pessoa física, com conta corrente ativa, deverá ser o representante para receber o valor da bolsa de estudo nos quatro meses da etapa “Promoção da Literatura em Periferias: curso de territorialização de políticas públicas saudáveis”.

A rede Periferia Brasileira de Letras

A rede PBL é uma plataforma colaborativa que busca por meio da participação popular de coletivos literários a construção coletiva de políticas públicas para territórios de favelas e periferias.

O projeto tem também o objetivo de colaborar para o aprofundamento de um campo que seja agregador das diversas literaturas existentes no Brasil, dando visibilidade aos coletivos e grupos participantes dessa rede e, mais ainda, à diversidade da produção da criação literária de favela e periferia.

Crédito: Rede Periferia Brasileira de Letras

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas