Recadastramento do SUS em Salvador vai até 30 de setembro

Centro de saúde no bairro de Paripe, em Salvador - Foto: Aratu Online

Por recomendação do Ministério da Saúde, a prefeitura de Salvador prorrogou até dia 30 de setembro o cadastramento e as atualizações dos usuários do Sistema Único de Saúde. O prazo terminaria no dia 31 de agosto, mas por falhas no sistema o serviço foi prorrogado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, mais de 1 milhão de pessoas na capital baiana já fizeram o recadastramento obrigatório do cartão do SUS.

O grande volume de acessos para o recadastramento fez o sistema ficar instável, fator que já está sendo observado, segundo o secretário de saúde da capital baiana. “Nossos técnicos reforçaram os servidores do portal e a situação foi sanada. Observamos algumas falhas no banco de dados do Ministério da Saúde, mas já sinalizamos ao governo federal e o problema pontual deve ser solucionado em breve. Nosso objetivo é dar mais comodidade às pessoas que poderão fazer a atualização sem a necessidade de deslocamento, bem como, evitar possíveis aglomerações nos postos de saúde”, disse.

O recadastramento faz parte de modificações implementadas pelo governo federal no financiamento da atenção básica na saúde, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras. Anteriormente a distribuição de recursos para a saúde do município era feita com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada cidade. Com a atualização do cadastro, quanto mais pessoas tiverem cadastradas, mais recursos a cidade recebe.

A atualização do cadastro do Sistema Único de Saúde é uma determinação do Governo Federal e obrigatória até mesmo para pessoas que possuem plano de saúde e aqueles que não utilizam as unidades públicas de saúde. Em Salvador existem 152 Unidades Básicas da rede municipal aptas para fazer o cadastro para as pessoas que tiverem dificuldade de fazer pelo site.

Para o cadastro presencial, é necessário levar RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau. Para fazer o recadastramento online basta acessar o link aqui.