Protagonismo Juvenil na periferia de Sobral/CE: o Projeto Vila TN e a formação esportiva como afeto e proteção humana

Transmissões via web- Crédito: Vila TN

Às vezes, as definições e análises teóricas sobre juventude chegam a misturar dilemas e conflitos vividos por essa categoria, e é possível elencar nesse misto, a juventude sendo vista como “um momento de crise, uma etapa complicada, subjugada por conflitos com a autoestima e com a personalidade”, sendo também em muitas problematizações, vista “como um tempo para a experiência, para o erro, um período caracterizado pelo prazer e pela irresponsabilidade”.

Há ainda a percepção da juventude que alerta para a necessidade de ver os jovens “como um sujeito de direitos, que implica na participação de projetos pessoais e coletivos, no entanto é possível ver que os problemas não são somente deles, mas da sociedade da qual fazem parte, lembrando também, da sua capacidade criativa, participativa, solidária, inovadora, isto é, olhar para o jovem como um parceiro, perceber suas potencialidades e necessidades, deixar de vê-los somente como causadores de problemas”.

As citações são das autoras Adriani Semicheche, Klicia Miyeko Higa e Lucimaira Cabreira, no artigo Protagonismo Juvenil: A Participação dos Jovens para a Transformação Social, mostrando também que “O Protagonismo Juvenil é um componente de uma prática de educação para a cidadania, em que o jovem ocupa uma posição de centralidade no desenvolvimento de atividades.

E isso contribui para proporcionar sentidos positivos e projetos de vida, e ao mesmo tempo possibilitam a reconstrução de valores éticos, como os de solidariedade e responsabilidade social”.

O Vila TN e o protagonismo juvenil

Apoiado nesse suporte teórico, entra em cena o Projeto Vila TN, na cidade de Sobral, no Ceará. De acordo com o atual presidente, Jackson Soares, 21 anos, estudante do curso de Ciências Sociais, o Vila TN “É um projeto que a gente trabalha com esporte e a comunicação não violenta e também tem práticas de atividades e ações sociais dentro dos bairros em que a gente atua”. (FOMEcast: https://open.spotify.com/show/1AqEaqZD3uL4OWVnpyWxqN).

O nome Vila TN é a junção/união de jovens de dois bairros da periferia de Sobral, Vila União e Terrenos Novos, espaços estes, muito mostrados pela mídia local somente pelas ocorrências violentas que ocorrem ali.

Objetivando contrapor o pânico moral desencadeado pela mídia, Jackson revela que “A gente queria ser diferente de fato, porque nós que somos da periferia, o pessoal do centro costuma olhar pra gente com um olhar diferente.

E aí eu sempre tenho isso, de levar esse olhar diferenciado que eles botam pra gente e mostrar que a gente realmente é diferente, que na periferia não existe somente violência como a gente costuma ouvir aí nos blogs da cidade”. (FOMEcast: https://open.spotify.com/show/1AqEaqZD3uL4OWVnpyWxqN)

O projeto surgiu em 2019, e conforme Miquéias dos Santos, 18 anos, atual coordenador esportivo, eles tentam “fazer dentro dessa linha de pensamento um esporte de formação, não só formação atlética, mas também uma formação psicossocial, onde a pessoa que vai tá sendo beneficiada pelo projeto Vila TN, ela vai tá tendo um desenvolvimento psicológico, e um desenvolvimento social também por conta da integração com outras pessoas”. (FOMEcast: https://open.spotify.com/show/1AqEaqZD3uL4OWVnpyWxqN)

Brasão do Projeto Vila TN- Crédito: Vila TN

Dinâmica Funcional

As práticas desenvolvidas pelo Projeto Vila TN não visam somente trabalhar o esporte dentro das linhas habituais das quadras, mas inserir as crianças, adolescentes e jovens numa percepção para além dessas linhas, visando os afetos, as relações familiares, com a comunidade e a formação cidadã.

Segundo Jackson Soares, “O nosso público hoje, a gente trabalha com crianças, jovens, adolescentes, desses bairros citados, e a gente tem como proporção trabalhar o esporte como desenvolvimento social”.

Para a coordenadora social do Projeto, Gleice Porfírio, 33 anos, “a gente orienta as famílias, os pais dos meninos que estão assim com alguma dúvida, muitas vezes não é nem dúvida, é a falta de informação mesmo dos direitos deles e dos deveres deles também, porque a gente cobra muito eles esse sentido”. (FOMEcast: https://open.spotify.com/show/1AqEaqZD3uL4OWVnpyWxqN)

O trabalho com crianças no Projeto- Crédito: Vila TN

Gleice ainda ressalta a seriedade desse trabalho voluntário com os demais membros da diretoria do Projeto Vila TN, alegando que tudo é bem documentado e acompanhado no que concerne ao ingresso e atuação desses meninos e meninas nas atividades do Projeto.

É prioridade do Vila TN trabalhar também pautas sociais que sirvam para reconhecer e inserir a participação de todos dentro das ações desenvolvidas, como por exemplo, a importância de meninas também nas práticas esportivas, e isso já uma realidade dentro do Projeto.

Para Kélvia Maria, 16 anos, estudante do ensino médio, atual coordenadora de comunicação, o engajamento nas redes sociais apresentam maior adesão quando ela publica sobre os três eixos do projeto: educação, área social e área cultural.

Dentre as pautas escolhidas ela ressalta que “eu aproveitei como o feminismo, algumas pautas como a importância da mulher tá no esporte também, também da inclusão de quem tem problemas psicológicos. Eu tentei pegar de tudo um pouco, sabe, juntamente com a área da educação, da área cultural, e também da área social do projeto”. (FOMEcast: https://open.spotify.com/show/1AqEaqZD3uL4OWVnpyWxqN)

Participação feminina no Projeto- Crédito: Vila TN

Desafios na pandemia

Desde o começo da pandemia, em 2020, as atividades do Projeto estão acontecendo de forma remota, como já mencionado, não é somente o treino técnico para as quadras que importa para a formação das crianças e jovens no Projeto.

Jackson Soares afirma que o esporte trabalhado no Vila TN é “um esporte comunitário onde a gente trabalha a formação cidadã, e não é um esporte que é só a bola pela bola”.

E sobre essa dinâmica na pandemia, Miquéias dos Santos esclarece que “As atividades virtuais não tem tanta participação por conta da vulnerabilidade social que a gente tem dentro do bairro em questão financeira e tudo mais, da galerinha que a gente acompanha que faz parte do nosso projeto.” (FOMEcast: https://open.spotify.com/show/1AqEaqZD3uL4OWVnpyWxqN)

Contribuições

Essas têm sido as formas de agenciamentos desses jovens do Projeto Vila TN, intuindo contribuir solidariamente com outros dentro dessas periferias digamos esquecidas pelo poder público ainda avesso aos investimentos positivos que possam somar à vida dos moradores desses espaços.

Apoiado ainda nas autoras citadas no início, esse protagonismo “É uma maneira de reconhecer que a participação dos jovens tem poder para provocar transformações decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política no qual estão inseridos”. Inseridos e comprometidos com suas realidades, esses jovens visam “por meio do seu envolvimento na solução de problemas reais, desenvolverem o seu potencial criativo e a sua força transformadora, onde o jovem deixe de ser visto como um problema para ser uma solução”.

Atualmente, a diretoria do Vila TN é composta por: Jackson Soares, 21 anos – Presidente, Jessé Melo, 24 anos – Vice presidente, Edvirgens, 23 anos –  Secretária, Miquéias dos Santos, anos 18- Coordenador Esportivo, Gleice Porfirio, 33 anos – Coordenadora Social, Kélvia Maria, 16 anos – Coordenadora de Comunicação, José de Lira, 47 anos – Diretor de patrimônio, Cleber, 22 anos – Técnico de Futsal, Wellington Alves, 22 anos – Auxiliar Técnico.

Entrevista com alguns membros da diretoria do Vila TN está disponível no FOMEcast: https://open.spotify.com/episode/4hc28MMPTBQP1beXYnB8Cd

Entrevista com alguns membros da diretoria do Vila TN- Crédito: Vila TN

Outras informações sobre o projeto podem ser adquiridas através das seguintes redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/projetovilatn/

Instagram: https://instagram.com/projeto_vilatn?utm_medium=copy_link

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCD4J-yOYNYgPaEUEgylbJ0A

 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas