Projeto social realiza reforço escolar e inclusão na Rocinha

O projeto CREAI (Centro de Reforço Escolar e Alfabetização com Inclusão) é um centro de reforço escolar de alfabetização e funciona também como local de adaptação e inclusão de crianças autistas no ambiente escolar.

Criado na Rocinha em 2017, utilizando uma lixeira como mesa, hoje atende 76 famílias e tem se destacado como um programa transformador pelo ambiente seguro e acolhedor para crianças em situação de vulnerabilidade.

O centro, que funciona diariamente de 6 horas da manhã até meia-noite, conta com aulas de reforço escolar e alfabetização. Com professores capacitados, as crianças passam o dia inteiro estudando e participando de aulas de reforço, alfabetização e atividades extracurriculares como inglês, capoeira, jiu-jitsu e balé.

Outra atividade do projeto é o trabalho com crianças do espectro autista, que chegam muitas vezes com dificuldades motoras e limitações no desenvolvimento. Porém, no projeto conseguem superar obstáculos e desenvolver habilidades motoras, de escrita e redação.

Famílias se ajudam no projeto

Além disso, o projeto conta com ajuda das famílias. “Os pais que ajudam financeiramente nos possibilitam ajudar os que não podem, ou seja, avós de crianças que sofrem abandono pelos pais, mulheres que precisam recomeçar suas vidas, e famílias que não têm com quem deixar seus filhos, pois não tem como pagar um cuidador”, destaca Simone Menezes, fundadora do projeto.

“Após essas famílias se erguerem, passam a nos ajudar financeiramente, ou com cestas básicas para garantir uma boa alimentação para os pequenos”, acrescenta.

A iniciativa atende crianças de dois anos até a idade adulta com educação de qualidade e integral para as crianças da comunidade.

Acolhimento às mães em vulnerabilidade

O projeto se tornou também um lugar de acolhimento para mulheres que sofrem violência doméstica, dando condição de se fortalecerem. “Dentro do projeto, acolhemos mulheres que sofrem violência doméstica e precisam conseguir um emprego, às vezes um lugar para dormir até tudo se estabilizar”, ressalta Simone.

Hoje em dia o CREAI, que vem transformando a vida de tantas famílias da comunidade, tem o sonho de se tornar uma escola de referência em educação inclusiva como ONG, para alcançar cada vez mais crianças.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas