Projeto leva rodas de leitura virtuais ao Complexo do Alemão

O escritor indígena Daniel Munduruku participa do projeto - Foto da internet

Com a pandemia, uma das tantas preocupações presentes nessa situação é a de como continuar com a rotina escolar dos alunos e no incentivo ao estudo. Pensando nisso o Projeto Rodas de Leitura, do Instituto Estação das Letras, em parceria com a Associação Nagai, vai trabalhar, virtualmente, com 122 famílias da Favela Malacacheta, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, para promover a leitura entre elas.

As famílias que participarão serão de crianças e jovens que fazem parte da Associação Nagai, presente na Malacacheta desde 2012. Segundo a coordenadora do Projeto de Leituras, Andréa Drummond, as famílias serão divididas em três grupos e cada grupo terá um mês de encontro literário com livros de autores pré-selecionados: “Serão quatro encontros virtuais com cada grupo, os três primeiros com um professor mediador e o último com o autor do livro”. Os grupos são formados de acordo com a faixa etária dos participantes: 5 a 8 anos; 9 a 12; e de 13 a 21 anos.

A primeira etapa do projeto começou no dia 22 de junho com o grupo da faixa etária mais nova lendo “Cabeça de Vento”, e o último encontro será no dia 13 com a participação de Bia Bedran, autora do livro. Para que haja uma real imersão na história, todos os participantes recebem um exemplar do livro.

De julho para agosto o segundo grupo trabalhará com o livro do autor indígena Daniel Munduruku, “Meu Vô Apolinário” e de agosto para setembro o terceiro grupo abordará o livro de Conceição Evaristo “Olhos D’água”. Todos os últimos encontros de cada grupo contarão com a presença dos autores e serão abertos ao público pela página do Facebook da Estação das Letras.

O projeto é realizado através da plataforma “Zoom” e faz parte das celebrações pelos 25 anos da Estação das Letras. Segundo Suzana Vargas, diretora do Instituto, a ação faz parte da busca constante do Instituto pela democratização da leitura, além da crença da possibilidade de combater a vulnerabilidade social através de ação cultural.