Projeto fotográfico da Maré promove primeira edição do Imagens do Povo

sob coordenação dos fotógrafos Bira Carvalho Créditos - Divulgação

Neste ano o programa celebra 15 anos de resistência!

Abrindo a agenda para o segundo semestre de 2019, o Programa Imagens do Povo, fará uma série de encontros Imagens do Povo convida: e para esse primeiro recebe a fotógrafa Alice Miceli para juntos debaterem sobre vivências fotográficas no último sábado de junho, dia 29, das 15h às 18h, no Galpão Bela Maré.

A artista trabalha com fotografia e vídeo, focando nas barreiras e potencialidades dessas mídias e suas materialidades específicas. Lidando com assuntos sociais e políticos, Miceli explorou, por exemplo, locais como a Zona de exclusão de Chernobil, na Bielorrússia, e trabalhou com arquivos de pessoas assassinadas no Camboja, sob o regime do Khmer Vermelho.

O Imagens do Povo, desde 2004, sob coordenação dos fotógrafos Bira Carvalho e Francisco Valdean, moradores do Complexo da Maré, alia a técnica fotográfica às questões sociais, registrando o cotidiano das favelas através de uma percepção crítica que leva em conta o respeito aos direitos humanos e à cultural local. E tornou-se um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho.

“Com o Imagens do Povo convida buscamos ressaltar o papel da imagem e da prática fotográfica, em especial, nas disputas políticas contemporâneas. Vamos convidar e trazer para uma roda de conversa na Maré fotógrafos e artistas visuais para uma troca de ideias pautando as formas, origens e métodos do seu trabalho, sempre em diálogo com o programa, que esse ano completa 15 anos e atua desde sua origem na produção contra hegemônica de imagens a partir do Paradigma da Potência das favelas. Para essa edição inaugural estamos muito felizes por contar com Alice Miceli, uma artista que nos provoca a pensar sobre impacto que diversas formas de violações de direitos no território vivido, produzindo ausências e esvaziamentos de vida”, pontua Aruan Braga, diretor do Observatório de Favelas.

A programação é gratuita e aberta e acontece no dia 29 de junho (sábado), no Galpão Bela Maré – rua Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré.

SERVIÇO:

Workshop Fotografia Imagens do Povo

Data: 29 de março de junho

Horário: 15h às 18h

Local: Galpão Bela Maré

Endereço: Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré (Entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil)