Projeto forma Roadies em Salvador: vagas gratuitas para mulheres negras e pessoas trans

Joba - Créditos: Heder Novaes

Estão abertas as inscrições para os interessados na formação de Roadies, profissional  que trabalha nos bastidores dos palcos (técnico (a) de uma banda ou artista, encarregado de lidar com as produções de shows).

O curso é oferecido pelo Projeto Banana Banana, em Salvador e disponibiliza 50 vagas, com inscrições até dia 21, destina 20% das vagas gratuitas para mulheres negras e pessoas trans. As oficinas serão ministradas pelo técnico de palco, Joba. 

Os encontros acontecem entre os dias 07 e 08 de agosto, a partir das 18h, no terraço do Colaboraê, espaço localizado no Rio Vermelho, em Salvador.

As inscrições, custam R$ 45 e podem ser feitas através da plataforma Sympla.

“Durante os dois dias de oficina, os participantes terão a oportunidade de absorver conhecimentos abrangentes sobre a profissão, desde a teoria até a prática, abordando funções fundamentais para os bastidores de shows e segurança do trabalho nos palcos. O conteúdo inclui logística, particularidades dos instrumentos musicais, sinalização de palco, leitura de mapa de palco, rider técnico e a utilização de equipamentos de segurança (EPIs)”, explica Joba.

Destinado a jovens entre 18 e 35 anos, moradores da cidade de Salvador, o curso visa principalmente profissionais da cultura, aspirantes a roadies, estudantes, produtores culturais, artistas e demais interessados no assunto.

Para promover a diversidade e a equidade no setor, o projeto destina 20% das vagas gratuitas para mulheres negras e pessoas trans, mantendo também um cadastro reserva para possíveis desistências. “A ideia é democratizar o acesso e oportunizar a pluralização dos profissionais atuantes na área de shows e eventos é um dos principais objetivos neste processo de formação profissional”

Com uma trajetória de uma década no mercado musical, João Batista, ou Joba, é reconhecido por seu trabalho como diretor de palco de importantes nomes da música nacional, como a banda Àttooxxá e a artista Rachel Reis. Além disso, Joba atua como roadie e colabora com cantores renomados, como Luiz Caldas, Baco Exu do Blues e Melly.

Joba é um profissional que domina a linguagem dos artistas, atento aos detalhes que fazem a diferença nas performances. Sua formação abrange postura, organização, pontualidade e agilidade, somadas a uma profunda compreensão de música, áudio e eletrônica.

Ele destaca a importância da organização relacional nos projetos, pois a arte é feita por pessoas, e uma gestão eficiente desses esforços pode determinar o sucesso ou enfrentar dificuldades em um projeto.

De acordo com Joba, os participantes se beneficiarão desses tópicos em sua busca por uma carreira como roadie. “Atuo no mercado dos mais variados eventos em todo o Brasil há dez anos. Além da experiência pessoal, os nossos alunos serão submetidos a metodologia que inclui aulas expositivas e práticas, além de recursos audiovisuais. Base suficiente capaz de instrumentalizar, formar os novos técnicos que desejam atuar no mercado do entretenimento como roadie profissional, além de possibilitar o networking para aqueles que já atuam neste segmento” finaliza.

@joba.roadie

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas