Projeto atende mulheres em situação de vulnerabilidade no RJ

De acordo com prefeitura do Rio de Janeiro, dados de 2022 apontam que cerca de 7.865 pessoas vivem em situação de rua na cidade. Número 8,2% maior do que na última contagem, realizada em 2020. Com base nesse e em outros dados, o Instituto Carlos Chagas, em parceria com a Fiocruz, visando preencher lacunas existentes na proteção integral de assistência social e saúde da população feminina carioca, criou o projeto Menina, Moça-Mulher.

A iniciativa promove ações de prevenção e acolhimento, ouvindo e suprindo as principais necessidades de jovens a partir de 12 anos, adolescentes e mulheres adultas em situação de vulnerabilidade, que entram nessa estatística. O projeto promove atendimento médico clínico, ginecológico e psicológico, além de oficinas e palestras com o foco em qualificação para geração de renda.

Atendimento às mulheres em vários aspectos

“O Menina-Moça, Mulher é único, moderno e inovador e foi pensado para dar apoio a mulheres em situação de rua, profissionais do sexo, vítimas de abuso sexual e todas as mulheres que tenham dificuldade no acesso ao sistema de saúde e precisem de atendimento especializado. Promovemos também ações ligadas a direitos sexuais e reprodutivos, oferecer apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda”, explica o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, presidente do Instituto Carlos Chagas e um dos idealizadores da iniciativa.

A sede do projeto, na Lapa, conta com salas bem estruturadas e voltadas para atendimento médico, auditório para o atendimento psicológico em grupo, oficinas e palestras educativas, criado para dar apoio às mulheres.

Qualificação para geração de renda

O projeto oferece também apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda, suporte emocional e habilidades comportamentais. “O diferencial do projeto é oferecer uma equipe multidisciplinar qualificada para acolher as mulheres e construir um projeto de acompanhamento integral”, conta a assistente social da equipe, Bianca Capelli.

As mulheres contam também com a ajuda no requerimento de documentos como RG, Carteira de Trabalho e em outros tipos de processos. No campo da prevenção são desenvolvidas ações de educação em saúde, direitos reprodutivos e sexuais, acesso aos métodos contraceptivos e preservativos, serviços de contracepção e planejamento familiar e cuidado com os filhos.

A experiência do projeto será utilizada para o desenvolvimento de pesquisas vinculadas aos Programas Educativos do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas e como metodologia social para outras regiões do Brasil.

Serviço 

Projeto Menina – Moça Mulher

Local: Avenida Mem de Sá, 254 – Lapa – Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 18h

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas