Produção Cultural das periferias de São Paulo_ Fábrica de Cultura aquece o mês de fevereiro

Créditos: André Hoff

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela  instituição Poiesis, irão explorar a produção cultural periférica ao longo do mês de fevereiro. As atividades nas unidades da Zona Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha), Sul (Capão Redondo e Jardim São Luís), e Diadema são gratuitas e ocorrem de forma virtual e presencial.

Entre os destaques do mês está a exposição “22 Periférico”, que reúne releituras de obras dos principais artistas do movimento Modernista produzidas por cinco artistas periféricos, ex-aprendizes da Fábricas de Cultura Brasilândia, que atualizam os debates da Semana de Arte Moderna para os conflitos observados atualmente nas margens da cidade.

A exposição pode ser visitada até 27 de fevereiro na Fábrica de Cultura Brasilândia e ainda inclui a exibição do curta-metragem “Novamente 22”, do coletivo Zéfiro Norte. O curta busca construir uma linha do tempo com performances no Teatro Municipal de São Paulo (onde ocorreu a Semana de 22) e na Cinemateca Brasileira, trazendo a linguagem cênica inspirada nas grandes obras de Anita Malfatti.

A produção artística continua em destaque na unidade Brasilândia com a atividade Sticker: uma manifestação urbana, realizada no dia 17 de fevereiro, às 14h30, pela equipe de Bibliotecas. A proposta é incentivar a produção de sticker art, gênero de arte urbana que utiliza etiquetas adesivas.

Já a Fábrica de Cultura Jaçanã realiza a Batalha do Jaçanã, evento que busca reunir o público para um encontro em forma de rima e poesia, destacando a expressividade do território e sua potência cultural. Atividade ocorre na Praça do Jaçanã no dia 12 de fevereiro, às 18h

Da música para a literatura, a Fábrica do Jaçanã promove o bate-papo online com Giovanna Lima, autora de “O Manual da Vitória da Doméstica”. Neste encontro, o público conhecerá a trajetória da escritora e de sua obra autobiográfica que ilustra a narrativa de uma empregada doméstica que chega à Universidade de São Paulo (USP). A atividade acontece no dia 8 de fevereiro, às 10h.

A literatura também terá espaço na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha com a atividade online Vamos Fazer um Sarau. Realizada pelo cantor Biafra, de Niterói (RJ), junto com os poetas Gracy Morais e Elvio Morais, de São Paulo, o encontro pretende levar poesia e dar voz a artistas pouco conhecidos, além de unir a poesia das duas cidades. A atividade ocorre no dia 15 de fevereiro, a partir das 15h.

Fora das páginas literárias, a unidade de Vila Nova Cachoeirinha leva para o espaço virtual as comemorações carnavalescas. Na oficina O Carnaval: uma festa e sua metamorfose, realizada no dia 25 de fevereiro, às 15h, o público conhecerá a história, os elementos da arte e da cultura do carnaval no Brasil.

O Carnaval continua na programação da Fábrica de Cultura Capão Redondo. No dia 26 de fevereiro, a partir das 12h, o Bloco do Beco ocupa a Rua Bento Barroso Pereira, no Jardim Ibirapuera, para comemorar os 20 anos de sua trajetória em prol da promoção do lazer na periferia e do fortalecimento da cultura popular.

No espaço virtual, é o Circo que terá destaque. No dia 25 de janeiro, às 16h, a Cia Reprises apresenta o espetáculo circense A Alegria do Circo, criado a partir de tradicionais esquetes cômicas e trabalhado sob o olhar dos palhaços. O espetáculo será transmitido no Facebook das Fábricas de Cultura.

Circo, dança e música vão se misturar na atividade Grito de Carnaval com a Escola de Samba Cacique do Parque. O encontro acontecerá no campo do “Rexona”, ao lado da Fábrica de Cultura Jardim São Luís, no dia 20 de fevereiro, às 18h.

Já a equipe de bibliotecas da Fábrica de Cultura Jardim São Luís convida o público para uma sessão de cinema. No dia 11 de fevereiro, às 14h, será exibido um documentário que traz a história de mulheres periféricas e suas experiências de vida. Logo após a exibição, a equipe de bibliotecas realizará uma roda de conversa propondo reflexões e trocas a partir das histórias representativas da obra.

Em Diadema, o papo é mais tecnológico. Na atividade online Introdução ao Design Gráfico e Web, o web design Denis Martines convida o público para uma conversa em que irá esclarecer as principais dúvidas sobre a profissão, como ter sucesso nos projetos e na carreira. A conversa será pelo Instagram das Fábricas de Cultura e ocorre no dia 11 de fevereiro, às 18h.

Na Fábrica de Cultura Diadema ainda há espaço para música e poesia. Na atividade Diadema Problema Slam, o público poderá aprender quais são os passos básicos para produzir um evento de Slam, Spoken World, a história deste movimento no Brasil e a sua evolução até os dias de hoje. No final, a dupla Cérebro IDP e Manu IDP apresentam uma intervenção poética. O encontro será transmitido no YouTube das Fábricas de Cultura no dia 11 de fevereiro, às 19h.

E digo mais: Ao longo do mês, as Fábricas de Cultura realizam o Circuito Oficina – Livro que Copia, com Paulo Medeiros. Nesta oficina, que será realizada em cada uma das unidades das Fábricas de Cultura de forma presencial, os participantes serão convidados a experimentar o ato de copiar como exercício criativo. Abrindo caminhos para exercitar o próprio fazer por meio da observação, traçado e transformações.

Para entrada nos prédios das Fábricas de Cultura é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas