Prefeitura do Rio divulga megaoperação para o Carnaval 2020

Imagem: Arquivo ANF.

O Carnaval 2020 terá 384 blocos, 408 desfiles, sete megablocos e 34 mil banheiros químicos. E, mais: os foliões poderão consultar a agenda de horários de desfiles, blocos e shows em um aplicativo desenvolvido especialmente para o período. Os preparativos do esquema de Carnaval foram anunciados em entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (07/02), no Centro de Operações Rio (COR).

A fim de garantir a segurança de quem vai cair na folia, os sete megablocos do Rio contarão pela primeira vez com a presença de barreiras de segurança nas ruas. O principal objetivo é coibir pessoas que queiram entrar na área com garrafas de vidro e armas brancas.

O esquema montado especialmente para a folia também conta com plano de mobilidade, limpeza urbana, saúde e segurança dos eventos oficiais. O Gabinete de Operação, criado especialmente para esta época, vai funcionar nos fins de semana – a partir deste sábado (08/02) até 1º de março. Serão 811 câmeras de monitoramento enviando mensagens para o COR.

Comitê de Operações do Carnaval (COCar)

A Prefeitura criou o comitê com a finalidade de integrar os órgãos da administração direta e indireta para planejamento e operação do Carnaval. As reuniões do COCar ocorrem semanalmente nas instalações do Centro de Operações Rio(COR). A partir deste fim de semana, o gabinete de operação instalado na Sala de Crise do COR funcionará nos mesmos moldes do gabinete de crise da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O COR, a RIOTUR e a Secretaria de Eventos vão comandar a integração de todos os demais órgãos municipais ligados ao evento.

Aplicativo Eventos.Rio

O aplicativo foi desenvolvido pela IplanRio em parceria com a Secretaria de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos (SEMESQVE). Além de informar toda a programação dos desfiles, blocos e eventos, também trará informações sobre mobilidade urbana e os alertas do COR. O Eventos.Rio já está disponível para o sistema Android. No sistema IOS, o aplicativo estará disponível a partir da próxima semana.

Folião espião

Agentes andarão no meio dos blocos com uma mochila com duas câmeras – uma delas em 360º . As imagens serão transmitidas para o COR e para os celulares de todos os agentes envolvidos na operação de segurança e fiscalização.

CET-Rio

Serão 320 operadores por dia controlando o trânsito no entorno do Sambódromo, entradas e saídas da cidade, deslocamento dos carros alegóricos e blocos de rua.

Seop e Guarda Municipal

Serão realizadas ações de ordenamento com equipes da Secretaria Municipal de Fazenda, Comlurb e apoio da Polícia Militar. Ao todo, seis mil guardas municipais realizarão patrulhamento – inclusive com cães. A GM também montará tendas operacionais na areia e ajudará na identificação de crianças com pulseirinhas em blocos e nas praias.

Rio-Águas

Atuará na manutenção dos canais do entorno do Sambódromo – Canal do Mangue e Papa-Couve – de forma preventiva.

Saúde

Serão disponibilizados postos médicos no Centro, Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon e Lagoa. A SMS terá 210 profissionais integrando as equipes dos postos. Além disso, serão disponibilizadas 151 Ambulâncias Avançadas que contarão com 302 médicos e enfermeiros. Em 2019, foram realizados 847 atendimentos e 100 remoções durante o período.

Vigilância Sanitária

A subsecretaria atuará na prevenção de riscos à saúde da população por meio de ações educativas, licenciamento sanitário e inspeções sanitárias. Ano passado, as equipes realizaram 388 ações prévias e 449 durante o período.

Fazenda

A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF) vai atuar nos principais blocos de rua e no Sambódromo. O foco principal é a fiscalização de publicidade.

Pessoa Com Deficiência

A secretaria distribuirá 300 convites por dia para pessoas com deficiência, que terão direito a um acompanhante. Durante os desfiles, haverá audiodescrição e libras.

Comlurb

A companhia contará com 1.180 garis por dia e 3.800 contêineres dispostos na concentração dos blocos. A empresa recomenda que as pessoas descartem o lixo corretamente em papeleiras e contêineres, utilizem banheiro químico e não usem garrafas de vidro. Serão 101 fiscais do programa Lixo Zero, realizado em parceria com a Guarda Municipal, que prevê a aplicação de multas para quem sujar a cidade.

Assistência Social

Contará com equipe itinerante para distribuir pulseiras de identificação e material educativo.