Porque o oprimido ainda protege o seu opressor?

A falta da consciência de classes contemporânea.

Os fatos contemporâneos tem nos revelado muitos acontecimentos relacionados a opressão de determinados grupos de minorias. Não minorias em quantidade de pessoas, mas minorias em direitos humanos. Estamos falando dos negros, das mulheres, dos indígenas, pessoas LGBT’s e também pessoas com deficiências físicas.

Do outro lado, estão os causadores destas opressões sempre tentando justificar as suas ações. Por meio de livros religiosos como a Bíblia; ou por meio da ignorância, preconceito, discriminação e dados falsos, por exemplo. Sempre tentando legitimar as suas atitudes como certas e que não estão causando mal a ninguém; mas apenas cumprindo com o papel natural das coisas.

Também, tem aqueles que admitem estarem oprimindo as outras pessoas. E que, infelizmente, usam da corrupção para burlar a lei. Ou usam daquele discurso: “eu tenho um amigo assim (gay, negro, mulher)…. e nunca reclamou das minhas atitudes. Eles até apoiam, até riem”. É sobre estes supostos amigos que queremos falar. Aqui, vamos chamar eles de cúmplices do opressor.

Os cúmplices do opressor

Os cúmplices do opressor são aquelas pessoas oprimidas que aqui ou acolá falam no dia a dia ou nas redes sociais, por exemplo, defende o preconceito e a discriminação que elas sofrem. E que defendem, com unhas e dentes, os seus opressores e ainda dizem aos outros oprimidos que devem aguentar calados e/ou defender o seu opressor. E que tudo isso é “MIMIMI”.

Estes são os famosos negros de “alma branca”, índios “civilizados”, gays de “direita”, mulheres machistas, caçadores de animais que defendem os animais. E inúmeras são as possibilidades.

Crédito: Reprodução

Mas, porque estas pessoas agem assim? Defendendo quem os oprime? Aceitando as suas ideias? Oprimindo e zombando dos seus também?

A resposta se chama PRIVILÉGIOS e podem ser vários: trabalho, dinheiro, status social, poder e até mesmo um suposto lugar no céu. Mas sempre estará a serviço do seu opressor. E, não se engane, estes privilégios só valem enquanto o oprimido for útil ao opressor. E qual a utilidade do cúmplice? Também são várias: silenciar, perseguir, confundir os oprimidos e impedir que eles se organizem e busquem os seus direitos para combater o opressor.

Exemplos de atitudes dos cúmplices

E como eles fazem isso? Das mais variadas formas, quando:

As mulheres dizem que é da natureza do homem, ele trair e ter várias mulheres. Quando as mulheres dizem que existe mulher para casar e existe mulher para curtir. Que a mulher é submissa ao homem e portanto deve obedecer a ele. E que, só ela, deve cuidar do lar e dos filhos.

Ou, quando os gays dizem que a sua sexualidade é ruim e que devem fazer terapia de cura gay. Ou que a sua sexualidade/amor é inferior a sexualidade/amor dos heterossexuais.

Também, quando os índios dizem que ser civilizados é possuir vários bens materiais, carros, empregos e etc. Quando o negro reforça que o seu cabelo é ruim; ou que ele deve servir ao homem branco; ou que somente o seu órgão sexual é útil; que a Cultura do Negro é cultura de bandido ou de criminoso.

Consequências

Quais as consequências destas atitudes? Aumento da violência. Porque os cúmplices do opressor, acabam dizendo que estas atitudes, de preconceito/discriminação, são normais. Incentivando que as vítimas continuem aceitando a opressão e incentivando os agressores a continuarem com a violência. As vítimas acabam não denunciando os crimes e não combatendo a violência.

Crédito: Divulgação

Além disso, os oprimidos que são cúmplices dos opressores, acabam ficando mau vistos entre as vítimas da opressão. E acabam sendo excluídos das vidas sociais das vítimas e sendo privados dos grupos sociais.

Será que o preço do privilégio vale a pena a opressão?

Se a resposta for sim, estará sendo cúmplice da maldade na sua vida e na vida dos demais.