Por que vamos às ruas dia 29? Sobre um presidente mais mortal que o vírus

Às ruas por Vida, Pão, Saúde e Educação _ Foto: Caio Oliveira

No próximo sábado, dia 29, estaremos nas ruas com a juventude, os estudantes, os movimentos populares e organizações pedindo o FORA BOLSONARO. Sempre de máscara e com todos os cuidados. Mas por que vamos às ruas?

Porque o governo Bolsonaro é mais perigoso que o virus! A política promovida pelo governo é uma verdadeira política de morte.

O governo Bolsonaro boicotou desde o início o isolamento social e não deu apoio efetivo para que os trabalhadores pudessem ficar em casa. Além disso, nunca houve política de testagem em massa e distribuição consistente de Equipamentos de Proteção Individual(EPIs). E a vacinação? Está a conta-gotas por uma política deliberada do governo, que boicotou as compras de vacinas.

Além disso, o povo trabalhador, em especial a população das favelas, sofre com a grave crise e o desemprego por culpa da política econômica ultraliberal do governo. Mais de 116 milhões de pessoas estão em insegurança alimentar e 19 milhões passam fome no Brasil, enquanto o Auxílio Emergencial não garante o mínimo para sobreviver.

A política de morte segue em curso no governo Bolsonaro e de seus aliados, seja por meio do vírus, da fome ou de tiro. Aqui no Rio, não podemos esquecer da chacina do jacarezinho, que mesmo com uma ação do STF proibindo operações em favelas durante a pandemia, tivemos 28 mortes pelo braço armado do estado. Dito isso, vamos às ruas também contra a política de segurança pública aplicada nas favelas e periferias, que assim como vírus, tem tirado vidas, majoritariamente da população preta, pobre, da favela e periferia.

Não fosse o bastante, o governo Bolsonaro se aproveita das dificuldades de mobilização para realizar cortes na educação, que dificultam a entrada e permanência dos estudantes nas universidades e até o próprio funcionamento delas. Isso ocorre junto com a aprovação de uma série de projetos que levam à entrega das nossas riquezas nacionais e da nossa soberania, como a privatização da Eletrobras e dos Correios.

Por tudo isso, nós, do Pré-vestibular Só Cria, entendemos que, com os cuidados necessários, temos que estar nas ruas no próximo sábado. Ou Bolsonaro deixa de ser presidente da República, ou a política de genocídio continuará e trará mais milhares de vítimas. Convocamos nossos estudantes, voluntários, coordenadores e apoiadores a se somarem conosco.

Por vacina no braço, comida no prato e Fora Bolsonaro, estaremos nas ruas!
Por uma Educação Popular, Só Cria no vestibular!

Matéria escrita coletivamente pela Coordenação do Pré-vestibular Popular Só Cria, uma Rede de Educação Popular com unidades na Rocinha, Barreira do Vasco e Pavuna.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas