PM e fazendeiros ameaçam retirar acampamento MST de área pública

Nesta semana o MST realiza a Jornada Nacional por Terra e Comida de Verdade para o Povo. Nesse contexto, cerca de 150 famílias da região de Araguaína, Tocantins, realizaram na madrugada da última segunda-feira (16), uma luta com ocupação em uma área de terra pública da União, no município de Palmeirante

Parte desta área já havia sido grilada por um fazendeiro. Relatos indicam que nesta região, está ocorrendo intensa exploração e destruição ambiental por setores do agronegócio com o plantio de soja.

Para completar essa onda de destruição ambiental e grilagem, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 1199/2023, que visa transferir as terras da União para o Governo do Estado do Tocantins (TO). 

O avanço na regularização da grilagem de terra, a partir da expulsão de milhares de famílias do campo, gera o aumento cada vez maior da destruição ambiental e concentração da terra. 

Em nota, o MST afirmou que repudia e denuncia “mais um PL que visa apenas atender os interesses do agronegócio no estado do Tocantins e atacar a vida de milhares de famílias camponesas, povos e comunidades tradicionais. Exigimos que o Governo Federal retome a política de reforma agrária com a garantia e destinação de terras para as famílias acampadas.” 

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas