Plataforma Urbana Digital de Educação abre as portas para Pré Vestibular Comunitários no Morro do Palácio em Niterói

Créditos: reprodução da internet

O Pré ENEM do MACquinho é uma iniciativa de moradores e moradoras do Morro do Palácio, e conta com apoio da União Niteroiense de Estudantes Secundaristas e da Associação de Moradores do Morro do Ingá que começou a atender estudantes do ensino médio público neste ano.

O Morro do Palácio se localiza em um bairro onde se situam três campi da UFF, no entanto, os jovens têm pouca perspectiva de entrar em uma universidade, pois não podem arcar com os cursos de pré vestibular disponíveis em Niterói, além da grave crise da educação pública no nosso país. Por isso, o Pré Enem Social MACquinho oferece uma ação que permite que os jovens da comunidade e de fora dela tenham acesso a mais uma fonte de informação, estudo e convívio social.

Para o projeto sair do papel, foram mobilizadas em torno de 20 pessoas inicialmente, entre apoiadores, professores e patrocinadores. Toda a estrutura de aulas acontece no espaço da Plataforma Urbana Digital da Educação, que dispõe de salas de aula climatizadas, computadores, quadros digitais interativos, espaço de convivência e uma vista pra Baía de Guanabara e pro Museu de Arte Contemporânea (MAC), cartão postal da cidade projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que nomeia a plataforma e inspira sua arquitetura.

A rede de apoiadores foi crescendo na cidade e na UFF e foram lançadas duas campanhas. A primeira, de arrecadação de livros, possibilitou que cada um dos 30 alunos do pré vestibular tivessem material didático padronizado, novo e atualizado de todas as áreas cobradas no ENEM, além de dar início à uma biblioteca que atenderá à toda comunidade do Morro do Palácio e região. A campanha de livros teve uma repercussão inimaginável, foram dezenas de mensagens na página do pré vestibular nas redes sociais e no whatsapp da secretaria e uma grande mobilização de alunos e pais de uma escola da cidade. A segunda campanha foi virtual de arrecadação para materiais escolares básicos. Antes do fim da campanha, a meta financeira já havia sido batida e a quantia arrecadada ainda ajuda a manter de pé o projeto. Hoje o Pré ENEM Macquinho atinge alunos do Palácio, de Niterói e até da cidade vizinha, São Gonçalo.

Para a coordenadora do projeto, professora, estudante de pedagogia e moradora do Palácio, Walkíria Nictheroy, o projeto é um sonho. “O Pré-Enem Macquinho é um sonho dos moradores e moradoras do Morro do Palácio, conjuntamente com jovens universitários em Niterói; que desejam abrir as portas da faculdade para que, cada vez mais jovens da favela tenham acesso ao ensino superior público.

Todo o nosso trabalho é voluntário, com a ajuda de professores, monitores e pedagogos que moram e fazem parte da comunidade”, disse.

A proximidade com o movimento estudantil secundarista da cidade, através da União Niteroiense de Estudantes, faz com que o projeto pedagógico do curso seja um diferencial. Apesar de voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio, o pré trabalha com aulões interdisciplinares e da espaço para debates sobre a sociedade, política, movimentos sociais, direitos e sobre a própria realidade social que é comum a todos os alunos beneficiados pelo projeto.

Matéria publicada na edição de junho de 2018 no jornal A Voz da Favela