Aporofobia: aversão aos pobres

Espetos na entradas da Catedral Metropolitana de Campinas (SP), antes da denúncia do padre Júlio Lancellotti- Crédito: Divulgação

Aporofobiamedo, rejeição, hostilidade e aversão às pessoas pobres e à pobreza. A palavra “aporofobia” tem tido grande repercussão no Brasil com uma campanha do padre Júlio Lancellotti contra as cidades que a praticam.

Em São Paulo, um projeto de lei que proíbe técnicas de construção hostil e restringe o uso do espaço público e leva o nome de “Padre Júlio Lancellotti”, foi aprovado em novembro.

Este ano, no mês de fevereiro, o padre Júlio quebrou blocos de paralelepípedos instalados pela Prefeitura de São Paulo na parte inferior de viadutos na Zona Leste da capital.

Em vez de acolhimento e políticas públicas que garantam dignidade, as populações em situação de rua, diversos estabelecimentos e até mesmo locais religiosos utilizam grades, pedras, entre outros materiais que impedem que pessoas em situação de rua abriguem-se ou deitem no local.

Aporofobia

Em 2017, o neologismo foi escolhido como a palavra do ano pela Fundación del Español Urgente (Fundéu), e incorporado aos dicionários da língua espanhola.


O conceito foi estabelecido pela filósofa espanhola Adélia Cortina há mais de 20 anos, a partir da  junção dos termos gregos, Á-poros (pobre) e fobéo (aversão). 

O texto do projeto de lei em São Paulo, ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário para ser aprovado.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas