Petrópolis investe e equipa Unidades Básicas de Saúde

A cidade de Petrópolis vem dando um exemplo de como o poder público pode ter um olhar mais atento, específico e especializado na prestação de todos os serviços para as comunidades e bairros.

As regiões periféricas e de grande densidade populacional, de onde saem as pessoas que sobrecarregam o atendimento nos hospitais, deve ser o ponto estratégico para o cuidado de seus moradores, e nesse sentido as Unidades Básicas de Saúde vêm ganhando importância na Cidade Imperial.

No que diz respeito à vacinação, a cidade mantém altos índices de imunização exatamente pelo importante trabalho realizado dentro das comunidades e, sobretudo, através da estrutura e dos profissionais que atuam em UBS.

Cuidado com informações da população de Petrópolis

Em uma das salas da Unidade Básica de Saúde da maior periferia da cidade de Petrópolis, é possível encontrar um mapa, feito com quatro cartolinas coladas uma na outra, cuja dimensão vai além dos desenhos feitos pelas mãos das Agentes Comunitárias de Saúde.

O mapa é um exemplo a ser seguido: os detalhes surpreendem pela profundidade que as agentes conseguiram alcançar para coletar em detalhes dados sobre todos os moradores, mapeando casa a casa, com informações da quantidade e nomes de pessoas, cada viela, ruas sem saída, localização do comércio, pontos de referência, templos religiosos.

Uma coleta de dados e informações que subsidia qualquer ação, de qualquer política pública a ser implementada na comunidade, possibilitando o monitoramento completo das condições demográficas e suas implicações, a partir das informações ali desenhadas.

Aprimorando políticas de saúde

O trabalho das agentes de saúde avança no conceito da Unidade Básica de Saúde, que é uma unidade de atenção primária, a porta de entrada para o sistema público, responsável pelo atendimento básico, preventivo e curativo da população.

Nesse sentido, o mapa afetivo é uma ferramenta de aprimoramento do conceito da Política Nacional de Atenção Básica, dando a toda equipe de profissionais de saúde – que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, entre outros –, a dimensão exata da comunidade, com suas peculiaridades, facilitando ações de prevenção, vacinação e acompanhamento da saúde dos moradores.

Além do acesso a serviços como consultas, exames, imunizações, inclusive pré-natal, planejamento familiar e atendimento odontológico, o planejamento de qualquer ação na comunidade realizada pela equipe de profissionais da UBS do Alto Independência passa por uma análise a partir do mapa afetivo. Daí saem as ações de prevenção, promoção e educação em saúde.

UBS do Bairro da Glória

Esse é um exemplo de como é possível, com criatividade e boa vontade, ir além e construir ferramentas que possam melhorar a prestação do serviço público, aproximando as pessoas e humanizando as ações. Há outros exemplos.

A comunidade do Bairro da Glória recebeu recentemente a mais moderna e equipada unidade da cidade, a UBS Sebastião Ismério Cardoso. A inauguração contou com a presença do prefeito Rubens Bomtempo e diversas autoridades do Executivo e do Legislativo municipal.

Com capacidade para atender toda a região, oferece todos os serviços possíveis na estrutura da unidade, com modernos consultórios, inclusive odontológico. Além da moderna estrutura, a unidade irá receber profissionais capacitados e especializados nos diversos atendimentos que serão oferecidos aos moradores.

Público deve ser melhor do que o particular

Em seu discurso na inauguração, o prefeito Rubens Bomtempo disse que a UBS tem que ser um espaço de acolhimento, de cuidado e de esperança. Destacou a beleza e a modernidade do espaço, afirmando que o serviço público deve ser melhor que o serviço particular.

Dirigindo-se aos presentes, o prefeito destacou que “vocês têm, sobretudo, o direito de ter um hospital bom, de ter uma unidade básica de saúde boa. Que essa unidade possa representar uma luta contra a desigualdade desse país, que seja uma homenagem aos que mais precisam, que não tem dinheiro para pagar um plano de saúde e sobretudo os doentes”, finalizou o prefeito que, além de gestor da cidade, é médico.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas