Pesquisa inédita traça perfil das favelas cariocas

Metade dos moradores das favelas cariocas ganha menos de um salário-mínimo. Apenas 2% declaram receber acima de 5 salários. Apesar disso, 65% moram em casa própria e 27% pagam aluguel. E se fosse uma partida de futebol de “solteiros x casados”, sobraria jogador no primeiro time: 69% dos moradores das nossas comunidades se incluem nesta condição. Estes são apenas alguns dados de uma pesquisa inédita, realizada nas favelas cariocas.

Pela primeira vez, as comunidades do Rio – até então territórios invisíveis ao poder público – ganharam uma radiografia exclusiva, feita por jovens das próprias comunidades, que revela quem são esses mais de 2 milhões de cariocas.

A pesquisa foi realizada com mais de 400 jovens, de 42 favelas da cidade, integrantes do Pacto Pela Juventude, projeto da JUV Rio com a Unesco de formação de líderes locais. Foram 5.775 entrevistas entre 20 de fevereiro e 2 de abril. A pesquisa tem 95% de nível de confiança.

A pesquisa abrange ainda dados de trabalho (41% de desempregados), religião, orientação sexual, identidade de gênero, acesso a lazer e cultura (38% afirmam não ter acesso a nenhum dos dois), acesso a tecnologia (mais de 70% têm acesso à internet) e muito mais.

A pesquisa completa pode ser consultada no LINK.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas