Pesquisa aponta Petrópolis como um dos destinos mais procurados para 2024

O Ministério do Turismo divulgou no começo do mês um levantamento realizado por conhecida plataforma digital de reserva de hospedagens, na qual Petrópolis (RJ) aparece como terceiro destino nacional com mais reservas.

Em primeiro lugar está a cidade de Olímpia (SP) e, em segundo, Foz do Iguaçu (PR). A pesquisa foi encomendada pela plataforma Booking.com e entrevistou mais de 27 mil pessoas.

O Ministério destaca que há uma tendência de interiorização dos destinos turísticos, em contraposição aos roteiros tradicionais litorâneos, e atribui a grande procura pela cidade da serra fluminense ao circuito histórico, às cervejarias locais e à beleza natural.

O presidente do Petrópolis Convention & Visitors e Bureau, Samir el Ghaoui, afirma que a pesquisa revela uma preferência por cidades de clima ameno, com atividades culturais que promovam contato com a natureza e que possuam atrativos sustentáveis.

Petrópolis bonita na foto

Desde 2018, Petrópolis se mantém na mais alta pontuação no Mapa do Turismo Brasileiro.  A lista, atualizada em 2023, manteve a cidade na categoria A – apenas outras sete cidades no Estado do Rio de Janeiro e 55 municípios, em todo Brasil, conquistaram essa classificação.

O governo municipal concluiu mais de 103 obras de reconstrução após as tragédias de 2022 e defende que o turismo é uma estratégia sustentável para o desenvolvimento econômico.

O prefeito Rubens Bomtempo, durante 1ª Conferência Municipal de Turismo, realizada em novembro, declarou que “o turismo é um instrumento importante de desenvolvimento econômico, geração de riqueza e de empregabilidade. Por isso, como governo, reforçamos o nosso compromisso de melhorar cada vez mais os setores da nossa cidade”.

Obras vão melhorar Parque Natural Municipal

Uma das recentes medidas da prefeitura de Petrópolis para melhorar os equipamentos públicos no centro histórico é o anuncio da licitação para construção de um pavilhão cultural no Parque Natural Municipal, na Rua Ipiranga.

O projeto do pavilhão é de autoria de Oscar Niemeyer, elaborado inicialmente para o Jardim Botânico da cidade do Rio. Com a desistência da execução do projeto no local previsto, ele foi doado pelo Instituto Social Oscar Niemeyer ao município de Petrópolis.

A prefeitura anunciou no seu site que o objetivo é erguer no Parque da Ipiranga um pavilhão com exposições permanentes e atividades voltadas para o turismo, a educação, o meio ambiente e a cultura.

“Queremos que todo esse legado do Oscar Niemeyer possa ser conhecido pelas futuras gerações. Petrópolis tem uma relação muito forte com a arquitetura. Temos aqui na nossa cidade, por exemplo, um acervo arquitetônico importante do século XIX, com construções daquela época. Então, Petrópolis merece estar sendo repensada do ponto de vista urbanístico.”, disse Bomtempo.

Futuro Centro de Educação Ambiental

Além da construção do Pavilhão Niemeyer, cuja obra deve durar cerca de 10 meses, a prefeitura também trabalha na reforma das ruínas do parque. O local será o futuro Centro de Educação Ambiental de Petrópolis e a sede administrativa do Parque Natural.

Há previsão para instalação de sala multimídia, área de reuniões, sala de divulgação turística por guias de trilhas, além de banheiros, bebedouro e uma copa. Além disso, estão incluídas obras de drenagem e contenção, que pretendem dar fim aos desbarrancamentos que ocorrem com frequência na Rua Ipiranga.

O objetivo das obras, segundo a prefeitura, é permitir que esse equipamento público, de acesso gratuito, localizado a poucos minutos de caminhada da Catedral, seja cada vez mais um espaço de convivência de moradores e complemente a experiência turística na cidade.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas