“Periferycas”, a vivência de jovens LBGTQ+ suburbanos

Créditos: Jhoony Lopes (orealdjuan)

Bichas, pretas e periféricas, o estereótipo se destaca quando fora de seu habitat natural. De forma totalmente independente, quatro jovens de diferentes idades e comunidades do Rio se juntam para dar vida a web série Periferycas, que visa mostrar suas vivências e resistências em uma cidade predominada pela elite branca. O documentário será lançado em uma sequência de vídeos no Youtube, e em seu primeiro episódio contará as dificuldades que Jhoony Lopes, Bruno Odacham, Daniel Batista, Fernanda Rodrigues e Vanessa Costa enfrentaram para conseguirem estar presente em um evento de música da Rio2C Festival.

O evento aconteceu no início de abril na Barra da Tijuca, com Emicida e Karol Conka como headlines, e chamou atenção dos jovens pela falta de divulgação para outros cantos da cidade, e pelos altos valores dos ingressos, tornando quase inacessível a ida do público das áreas periféricas.

"Somos a resistência!" exclama Karol. Créditos: Jhoony Lopes (orealdjuan)
“Somos a resistência!”, exclama Karol. Créditos: Jhoony Lopes (orealdjuan)

Os eventos com rap e o próprio rap sempre foram um espaço propriamente machista, mesmo em seus lugares de origem. Entretanto, com o passar dos anos, aos poucos o espaço vem dando voz às pessoas que lutam mais por igualdade, ainda que pouco. Já conseguimos ver mais diversidade no meio, como uma presença maior do público LGBTQ+, mulheres mandando seus recados e muitos outros públicos que se sentiam marginalizados.

“Eu lembro de ter ido em um show do Rashid e ter recebido alguns olhares tortos, como se o fato de eu ser gay me impedisse de estar ali absorvendo as mensagens passadas. E quando estou presente em shows da Karol Conka, eu não sinto isso. Ela não abriu porta nenhuma no rap, ela criou uma porta, as pessoas entraram e ainda entram por ela. Karol teve que criar um segundo gênero dentro do próprio rap.” comenta Jhoony.

Intitulado “Ocupando Espaços“, você confere abaixo o primeiro episódio dessa jornada.

https://www.youtube.com/watch?v=XrmeHwvInCE&feature=youtu.be