Para além do Rock In Rio

Créditos - Jadson Nascimento

A cidade do Rio de Janeiro não está preparada para receber um evento tão grandioso como o Rock In Rio. Por mais que o evento seja um sucesso, em todas as edições, o que acontece na cidade, paralelo ao espetáculo, parece não incomodar o poder público.

A questão da mobilidade urbana é um total absurdo. Já não bastasse os ingressos não serem tão acessíveis, o translado até o parque olimpyco na Barra é uma verdadeira maratona. Além das filas enormes, o aumento na passagem do BRT dificulda a mobilidade dos passageiros. Seria espantoso, se isso já não fosse parte do cotidiano carioca. As ruas interditadas, claro, geram um verdadeiro caos trânsito.

Fora isso, tudo continua seguindo em perfeita falência, enquanto o foco está na cidade do Rock, nas favelas, locais onde do parque olimpyco não se vê e nem se ouve, há uma verdadeira guerra, na qual inocentes morrem todos os dias. Por mais que o Espaço Favela seja um local de fala da favela, lá no morro o povo grita e suas falas são silenciadas por rajadas de tiro.

O evento, em si, é digno de um país de primeiro mundo, muita gente bonita, muita gente feliz, muita gente cantando, mas é preciso lembrar que não vivemos num país de primeiro mundo e o estado do Rio de Janeiro se afunda a cada dia. Quando terminar o Rock In Rio, qual será o motivo de festa?