Papai Noel negro faz a festa da representatividade e da solidariedade em favelas do Rio

Papai Noel Negro é representatividade no Natal do Rio. Imagem- divulgação: ONG Favela Mundo.

Roupa vermelha, botas pretas, barba, pele negra e dreads branquinhos… Diferente, não é? Pois foi assim que o ex-BBB Rodrigo França fez a alegria das crianças atendidas pela ONG Favela Mundo no ano passado. E o Natal deste ano o bom velhinho cheio de representatividade está de volta, trazendo muito carinho para 600 pequenos de duas favelas da cidade do Rio de Janeiro.

Na próxima terça feira, dia 10, os moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste, vão curtir a festa mais solidária do ano a partir das 10h, na EDI Sra. Perciliana de Alvarenga. Já no dia 13, será a vez da criançada de Acari, na Zona Norte da capital fluminense, receber a visita do Papai Noel negro, às 14h, na Escola Municipal Daniel Piza.

“No ano passado foi um sucesso. Convidamos o Rodrigo, que é um dos coordenadores da entidade, porque sabemos que muitas crianças negras não se sentem representadas pela mídia tradicional. Quando aparecem, geralmente estão em posições de subserviência.  Nosso objetivo foi mostrar que o Papai Noel pode ser negro, ainda mais em um país miscigenado como o nosso”, aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto.

O projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, e Libra Terminais Rio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar.