Painel Unificado Covid-19 nas Favelas lança campanha sobre importância do acesso à informação

Campanha tem o intuito de convidar moradores das favelas a combater a subnotificação de casos da Covid-19 - Foto: Reprodução/ LabJaca

Nesta segunda-feira, 26, foi lançado no canal do Youtube do Laboratório de Audiovisual do Jacaré (LabJaca) um vídeo para conscientizar a população sobre a importância do acesso a dados acerca da real situação da pandemia. A campanha em vídeo foi organizada pelo Painel Unificador Covid-19 nas Favelas e tem como objetivo fazer com que os moradores das favelas e periferias do Rio de Janeiro, participem ativamente do painel respondendo o questionário de autoanálise presente no mesmo.

Com uma rede de 20 coletivos, organizações e iniciativas engajadas com a prevenção e documentação da pandemia nas favelas e periferias, o Painel organiza os dados, de 72 favelas e complexos, sobre a Covid-19 em um só espaço. O vídeo conta com a presença de Tatiana Lima, comunicadora da Comunidades Catalisadoras (ComCat), Douglas Heliodoro, articulador do Conexões Periféricas de Rio das Pedras, Renata Gracie, do Icict/Fiocruz e Beatriz Carvalho, idealizadora do Mulheres de Frente em São João de Meriti. Os quatro são integrantes do grupo e falam sobre a importância desses dados no combate à subnotificação de dados referentes aos territórios periféricos e favelados da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo Douglas Heliodoro, com esses dados da real dimensão da Covid nas favelas é possível analisar como a falta de ações efetivas do governo impactam diretamente a população mais pobre. “O número de mortes nas favelas tem a ver com essa desigualdade social e com essa presença seletiva do Estado, que só se faz presente, infelizmente, a partir da polícia nesses espaços e territórios”.

No último levantamento do Painel realizado no dia 23 de outubro foram contabilizados 17.883 casos e 2.223 óbitos de moradores de favelas monitoradas. Entre elas, o Complexo da Maré aparece em primeiro com 1.838 casos e 156 mortes.

Para responder o questionário de autoanálise clique aqui.

Para ver o vídeo da campanha acesse o link.

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