Olá ouvintes da Educadora Rural: Está no ar o trem das CEB´s

A diversão da maioria dos moradores de São Luís- Ma, e algumas cidades circunvizinhas aos sábados pela tarde, mas precisamente ás 14h, é acompanhar o programa “TREM DAS CEB’s” (Comunidade Eclesiástica de Bases) apresentado na Rádio Educadora AM Rural.

O comando da programação fica por conta de César Soeiro, coordenador de comunicação e de Articulação das CEB’s, (Radialista), que produz e apresenta, junto com Ramon Alves (Jornalista) e Antônio Alves (“Neguim”) (Comunicador Popular).

Crédito: Educadora rural. Apresentadores do programa trem da ceb’s

César e Neguim, conheceram o trabalho da ANF- Agência de Notícias das Favelas, no mês de Julho, deste ano, em Feira de Santana- Ba, no Encontro de Comunicação Popular, promovido pelo JVC- Jornal Voz das Comunidades.

A rádio fica localizada na Rua Frei Querubim, 57 – Apicum – Centro de São Luís, e semanalmente durante uma hora, a comunicação comunitária é fortalecida com diversos representantes dos movimentos sociais, sindicais, pastorais.

O Programa “Trem das CEB’s”, completou no mês de agosto 26 anos no ar, contribuindo para a formação integral da pessoa humana: no aspecto religioso, político e social. Acontece aos sábados (ao vivo), no horário das 14h às 15h – na rádio Educadora AM, que pertence à Igreja Católica/Arquidiocese de São Luís – e possui na sua grade de programação, temas religiosos, com notícias sobre educação, politica e Cultura.

A programação é voltada para as comunidades da Igreja Católica, da capital e do interior; comunidades quilombolas e indígenas; trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade; jovens, mulheres, o público católico e não católico.

Crédito: Educadora rural. Apresentadores do programa trem da ceb’s

O objetivo do programa  “TREM DAS CEB’s” é promover maior agilidade e precisão na veiculação das informações, tornando-se num canal informativo e integrador de todas as atividades desenvolvidas pelas comunidades, utilizando-se de uma linguagem popular, principalmente daquelas localizadas em áreas mais distantes e de difícil acesso.

Com isso, vêm contribuindo na garantia de espaço para que as comunidades divulguem suas ações, como desenvolvimento cultural, político e social das pessoas que vivem nas CEB’s, através de divulgação de pesquisas e informações em geral e colabora para a formação, conhecimento e aproximação, cada vez mais através do enriquecimento do diálogo inter-religioso e da prática do verdadeiro ecumenismo.

Existem alguns parceiros e apoio cultural, porém a equipe encontra dificuldade para fazer a manutenção e a logística necessária para a realização das atividades pertinentes ao programa de rádio e busca sempre novas parcerias, como está articulando junto a Agência de Notícias das Favelas, para futuras ações em conjunto.

Artigo anteriorIntegrante da equipe da RACC em Recife sofre violência racial
Próximo artigoQuarto encontro da RACC em Recife traz palestra sobre comunicação e cultura
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.