Ocupação de favelas cria cracolândia em obra da Olimpíada

Nem mesmo a chegada do poder público foi capaz de espantar os usuários de crack das imediações do Parque União, favela às margens da avenida Brasil, na entrada da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Dezenas de viciados seguem se drogando na região, sendo que muitos deles utilizam área fechada pela prefeitura para as obras da Transcarioca, umas das principais obras de infraestrutura da cidade para a Olimpíada 2016, conforme imagens exclusivas feitas pela reportagem do Terra. A movimentação dos chamados “cracudos” na região se intensificou, nos últimos dias, após as operações para ocupar as favelas de Manguinhos e Jacarezinho, onde serão instaladas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Quem circula pela região, em qualquer hora do dia, pode comprovar a presença dos viciados na droga à beira da avenida Brasil. A reportagem flagrou dezenas de pessoas fumando crack na manhã desta terça-feira, em meio à movimentação de milhares de carros que circulam pela principal via do Rio de Janeiro. Os usuários da droga não demonstraram se importar com a circulação de carros de polícia pelo local, e nem mesmo com a presença de um posto de policiamento comunitário perto dali, no Parque União.

A movimentação no local cresceu após a ocupação de Manguinhos e Jacarezinho. A prefeitura recolheu parte dos viciados da rua Leopoldo Bulhões e da avenida Suburbana, nas imediações dessas comunidades. Mas um grande número de usuários de crack se transferiu para a entrada da Ilha do Governador e demais áreas da zona norte da cidade, como o Complexo do Lins.

Na manhã de hoje, a secretaria municipal de Assistência Social recolheu 18 pessoas que usavam crack nas imediações de Manguinhos e Jacarezinho. Antes, no dia anterior, outras 71 pessoas tinham sido levadas para abrigos da prefeitura. A secretaria planeja fazer ação semelhante, nos próximos dias, na área do Parque União.

Centenas de policiais seguem ocupando as duas comunidades da zona norte do Rio. O Bope ocupou o Jacarezinho nesta terça-feira, e hasteou a bandeira do grupamento na localidade da favela conhecida como Azul. A previsão é que uma UPP seja instalada ali no início do ano que vem. Até o início da tarde, não havia sido registradas prisões. Os homens da tropa de elite da PM apreenderam motos e carros abandonados na favela, que teriam sido roubados, além de quantidade ainda não definida de maconha e cocaína, além de quatro carregadores de fuzis 762.

“A situação na comunidade está sob controle. A polícia está presente, e contamos agora com a colaboração dos moradores para prendermos bandidos que se passam por pessoas de bem, e também para apreendermos drogas e armas”, afirmou o major Ivan Blaz, porta-voz do Bope.

Transcarioca
A Transcarioca será uma das principais vias de acesso da cidade na próxima Olimpíada. Com 39 km de extensão, vai ligar o aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, à Barra da Tijuca, um dos principais polos de competições. Lá ficará, inclusive, o Parque Olímpico, que está sendo preparado na área do autódromo de Jacarepaguá. Terá um corredor exclusivo para ônibus, dentro do projeto BRT (Bus Rapid Transit), com a instalação de 45 estações. A Transcarioca está orçada em R$ 1,5 bilhão.

A Secretaria Municipal de Obras (SMO) informou que o canteiro da obra foi montado há dois meses e conta com a presença de vigias. No momento, estão sendo colocadas estacas para a sustentação de um novo viaduto que será erguido, como parte da Transcarioca.

“Havendo necessidade, a SMO pede apoio à Subprefeitura e aos órgãos competentes para a remoção dos usuários da droga do local”, afirma a nota da secretaria.

Fonte: Terra