O que é que a Bahia tem?

Atletas baianos tricampeões brasileiros de Karatê, em 2019

A delegação baiana de Karatê – composta por atletas das cidades baianas América Dourado, Ipirá e Salvador -, conquistou o tricampeonato brasileiro da modalidade, nos dias 14 e 15 de setembro, nas categorias infantil, juvenil e adulta, com apresentações individuais (katar e luta) e por equipe.

A competição aconteceu na cidade de Bady Bassitt, interior de São Paulo. Toda concentração dos atletas, comissão técnica e equipe de apoio aconteceu um dia antes, na cidade de São José do Rio Preto, município localizado a cerca de 30 minutos do local da competição.

O Shihan Karatê Clube, coordenado pelo Mestre Edmundo Silva Andrade, tem sede em Salvador e participantes de diferentes faixa etárias, entre 5 e 49 anos, e foi representado na competição nacional por atletas moradores do Bairro da Paz, Vila Canária, Cores de Piatã e Parque São Cristovão, que disputaram o 13° campeonato brasileiro de karatê.

Além da conquista do título nacional, sagrando-se tricampeã brasileira, a delegação baiana entrou para o ranking nacional como o terceiro estado da federação de karatê, trazendo o troféu de melhor equipe e mais 59 medalhas, sendo: 19 ouros, 16 pratas e 24 bronzes.

Os atletas estavam se preparando para a competição há mais de um ano, desde a conquista do Campeonato baiano em 2018. A conquista do primeiro título nacional foi em 2014, na cidade de Gurupi, em Tocantins. Depois, conquistaram o bicampeonato brasileiro em 2015, no Rio de Janeiro.

Havia muita expectativa para o torneio, e foi aumentando ao longo das preparações e cronogramas de treinos – que nos últimos meses foram intensificados -, o Mestre Edmundo buscou, ao lado da equipe, apoio de diversas ordens, principalmente de gestores públicos municipais, estaduais e federais, como também da iniciativa privada e de apoiadores do projeto, para que os atletas pudessem representar o estado da Bahia buscando a valorização da modalidade.

A Prefeitura Municipal de Salvador garantiu o translado, ida e volta, de toda delegação até o estado de São Paulo. A Ong Renovação, presidida por Welton Souza, localizada no Bairro da Paz, parceira do projeto, onde são realizados os treinos semanais há mais de 10 anos, conseguiu doações de alimentos/lanches e recursos para custear parte das hospedagens e taxas de inscrições dos atletas.

A ANF- Agência de notícias das Favelas, foi único veículo de comunicação do nordeste a acompanhar a delegação baiana na competição. Assim fortalecendo seu compromisso com a comunicação comunitária oportunizando que atletas oriundos das favelas tenham o destaque merecido na mídia nacional.

Familiares também contribuíram para que os atletas tivessem toda estrutura para realizar uma boa participação na competição e o resultado bem sucedido foi uma conquista coletiva. Segundo o Mestre Edmundo Silva Andrade, a importância do esporte na vida do cidadão é uma contribuição para dar visibilidade às atividades realizadas por atores sociais oriundos das favelas e que conquistam excelentes resultados para a vida social.

Artigo anteriorOs dispostos se atraem: Rede de colaboradores ANF
Próximo artigoProjetos sociais inovadores e sustentáveis
Paulo de Almeida Filho
Jornalista, Especialista em Comunicação Comunitária, Mestre em Gestão da Educação, Tecnologias e Redes Sociais - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Editor da Agência de Notícias das Favelas. Pesquisador do CRDH- Centro de Referência e Desenvolvimento em Humanidades - UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Professor de Pós Graduação, em Comunicação e Diversidade, na Escola Baiana de Comunicação. Assessor da REDE MIDICOM- Rede das Mídias Comunitárias de Salvador. Membro do Grupo de Pesquisa TIPEMSE - Tecnologias, Inovação Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação. Articulado Comunitário do Coletivo de Comunicação Bairro da Paz News. Membro da Frente Baiana pela Democratização da Comunicação. Integrante do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia. Membro da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito- Núcleo Bahia. Integrante da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores Coordenador Social do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, EduComunicador e Consultor em Mídias Periféricas.