O escudo da representatividade

Um jovem negro da Baixada Fluminense

Sendo um jovem preto da baixada fluminense, andar por um evento voltado para tecnologia e inovação, cujos ingressos não são dos mais baratos, é uma experiência difícil de explicar, mas que já se pode imaginar. A sensação de pertencimento não anda do seu lado, mesmo com uma credencial em seu pescoço. Se sentir deslocado é uma possibilidade real, mas que não deixei que tomasse conta.

Palestra com Spike Lee

Depois de 2 dias de trabalho como monitor, me dei o presente de assistir a palestra de Spike Lee. Fato é que enquanto eu trabalhava o sentimento de deslocamento não me perturbava. Ao contrário do dia em que fui ao evento sem obrigações, apenas para curtir aquilo que não pude enquanto seguia ocupado. Me sentir mais à vontade trabalhando do que aproveitando o espaço diz muito sobre o ambiente em questão.

O publico da palestra

Dito isso, era óbvia a diferença na energia do local onde aguardavam a palestra do Spike comparado ao resto dos galpões. A diferença mais “clara” era a quantidade de pessoas de pele escura, como a minha. Saber que eu era mais parecido com a atração principal tanto na aparência quanto culturalmente. Me fazendo sentir pertencente àquele lugar diferente de todos os momentos anteriores.

Qual filme dirigido por Spike Lee é seu preferido

As perguntas foram de “onde é o banheiro” para “qual teu filme preferido dele?”. Me arrisco a dizer que nos 3 dias em que estive presente no Rio Innovation Week, depois de no meio da plateia, a fila gigantesca para a palestra de Spike Lee foi o lugar que eu mais gostei de estar e ser eu mesmo, protegido pelo escudo da representatividade.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas