No Dia da Mulher, aula gratuita ensina técnicas de defesa pessoal feminina

Imagem: Divulgação.

Rio – Evitar uma agressão ou conseguir criar as condições para fugir de um episódio de violência. Essas são algumas estratégias de defesa pessoal que serão ensinadas em um treino gratuito a mulheres em mais uma celebração pelo dia delas, o 8 de março, em evento promovido por instrutores de artes marciais. O evento acontece Vila Isabel, Zona Norte da capital fluminense, no próximo domingo (08/03), às 10h.

No Brasil, são cerca de 180 casos de estupro de mulheres por dia, segundo dados recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A maioria delas conhece o agressor. O levantamento aponta que os casos de feminicídios cresceram 15,5%, em 2019. Diante de números tão impactantes, os instrutores, que são professores de academia de artes marciais, decidiram ensinar técnicas básicas de defesa pessoal às mulheres com o objetivo de ajudá-las a evitar uma agressão.

– Através das técnicas de defesa pessoal, vamos mostrar as diversas possibilidades de defesa para cada tipo de situação de agressão e que, apesar das mulheres não terem a mesma força física dos homens, elas são capazes de se defender de forma simples e eficiente –  pontua instrutor de Taekwon-do Tradicional, Raphael Medeiros, exemplificando que, entre as técnicas, elas vão aprender a identificar um potencial ataque e se antecipar com golpes contundentes para inutilizar o agressor e conseguir fugir.

A iniciativa é de instrutores de uma academia e foi idealizada com o objetivo de empoderar e fortalecer as mulheres, que, por sua vez, poderão também ajudar outras mulheres que já foram vítimas de violência. Para participar do treino, a equipe organizadora pede a doação de itens de higiene e beleza, que serão doados à Casa Abrigo Lar da Mulher, da ONG RioSolidario, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos.

 

Data: 08/03 (domingo)

Horário: 10h

Local: Boulevard 28 de Setembro, 62 – Loja A – Vila Isabel

Inscrições:  rtkd.esportes@gmail.com

Sugestão de Vestuário: Roupa de Ginástica