Na Baixada, encontro comemora Dia da Mulher com aulas de defesa pessoal e atividades gratuitas

Imagem: Divulgação.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é uma data para celebrar a capacidade feminina de luta. No projeto #Vemcer, elas literalmente sobem ao tatame para aprender modalidades como luta livre e jiu-jítsu, além das técnicas de defesa do programa Empoderadas, coordenado pela lutadora de MMA Érica Paes, que ensina mulheres a se protegerem da violência, em especial a doméstica. O #Vemcer comemora a data no próximo sábado, 7, a partir das 9h, com uma série de atividades gratuitas, com palestras, bazar, cuidados com a saúde e beleza, na sede do projeto, que fica na Rua Ex-combatente, 36, Coelho da Rocha em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

O #Vemcer, presidido pela assistente social Tatiana Figueiredo, atende a cerca de 700 pessoas na Baixada Fluminense e existe desde 1997.

“O projeto surgiu da união de vários amigos, que decidiram realizar um trabalho voluntário de socialização por meio do esporte, voltado principalmente para crianças e adolescentes. Com o passar do tempo, verificamos que a área de abrangência poderia ser ampliada para outros segmentos da população”, explica a presidente Tatiana Figueiredo.

Já o programa Empoderadas é uma iniciativa da lutadora Érica Paes, que ensina mulheres sobre como se prevenir de situações de risco e sair delas com técnicas de defesa, além de prestar orientação jurídica.

O #Vemcer também promove competições como a próxima edição do Strikers Kickboxing – exclusiva para mulheres – e que será disputada em 11 de julho. O centro oferece aulas de Muay Thai, Kickboxing, Judô, Jiu-Jítsu, Luta Livre, Capoeira, Fit Dance, Ginástica para a Melhor Idade e reforço escolar.

Imagem: Divulgação.

“Nossa principal meta é promover a socialização de crianças e adolescentes que, muitas vezes, não dispõem de qualquer atividade de lazer. Além disso, é inegável que a prática de uma modalidade esportiva educa emocionalmente e fisicamente. Isso sem contarmos com os benefícios secundários às famílias. O projeto não abre mão de que os alunos estejam regularmente matriculados na rede de ensino”, explica Tatiana.

Interessadas em fazer parte do #Vemcer podem entrar em contato pelo e-mail projetovemcer@gmail.com ou pelos telefones (21) 2751-4189 e (21) 97933-2373 (WhatsApp).